A partir de 2019, a Cargill irá construir uma fábrica para extração de pectina HM e escolheu Bebedouro para sediar a instalação do novo negócio.
O anúncio oficial acontece na quinta-feira (1º de novembro), a partir das 9h, na Prefeitura, a convite do prefeito Fernando Galvão (DEM), do secretário do Desenvolvimento, Planejamento e Infraestrutura Urbana, Lucas Seren; do diretor de negócios de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da Cargill na América do Sul, Laerte Moraes; e Tiago Skaf, diretor de Relações Governamentais da multinacional americana.
O projeto, que receberá investimento de, aproximadamente R$ 600 milhões, faz parte do plano da companhia para fortalecer e diversificar seu portfólio de pectina, agente texturizante “versátil”, à base de frutas cítricas, usado na produção de compotas, sucos e bebidas lácteas.
“A pectina HM é um importante ingrediente utilizado em produtos que atendem ambas as tendências, pois é um agente texturizante à base de plantas utilizado em bebidas, geleias e produtos de confeitaria”, disse Bruce McGoogan, líder de estratégia e inovação dos negócios de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da Cargill, em comunicado.
Segundo a assessoria de comunicação da Cargill, a nova fábrica, contribuirá para que a companhia amplie sua produção, aumentando a oferta de pectina premium para clientes em todo o mundo.
“Vamos impulsionar nossa atuação no Brasil e seguir investindo na modernização e ampliação de nosso portfólio de negócios na região”, afirmou o diretor de negócios, Laerte Moraes.
O plano da empresa, que inclui também melhorias em suas três fábricas existentes na Europa (Alemanha, França e Itália), visa atender o mercado do ingrediente que tem tido “forte crescimento há vários anos, impulsionado principalmente pelo setor de bebidas lácteas, bem como pela crescente demanda global por ingredientes de origem natural”, segundo a companhia.
Conquista histórica para Bebedouro
O secretário do Desenvolvimento, Planejamento e Infraestrutura Urbana, Lucas Seren, conta que o primeiro contato da companhia foi feito em dezembro, do ano passado.
“O Depto. de Relações Públicas da Cargill, entrou em contato com o prefeito Fernando Galvão, informando que eles estavam pesquisando cidades do Brasil e no mundo, para investir na construção de uma nova fábrica. Respeitando a cláusula que pedia sigilo absoluto sobre o assunto, iniciamos nossa trajetória de inúmeras reuniões no Brasil e nos EUA, apresentando Bebedouro como alternativa mais viável e eficiente”.
Seren informa que cidades da Argentina e dos Estados Unidos também pleiteavam o investimento. “O processo foi longo, semanalmente, enviamos relatórios, respondendo a todos os questionamentos da Cargill. O prefeito Fernando Galvão, participando ativamente de todos os detalhes, e sua equipe, tiveram um peso enorme na decisão da companhia”, enfatiza Seren, que continua:
“O impeachment da presidente Dilma, os escândalos reportados na Lava Jato e a greve dos caminhoneiros eram fatores negativos que pesavam sobre a vinda da empresa para o Brasil. Mas, a credibilidade, transparência e pró-atividade do prefeito Galvão, vendeu Bebedouro como uma cidade estruturada e politicamente estável. Portanto, a Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal, irá contribuir para o andamento deste grande investimento. Enfrentamos nestes últimos anos, a pior crise econômica do país e me arrisco a dizer, que nenhuma cidade da região, nestes últimos anos, conseguiu trazer um investimento da ordem de R$ 600 milhões. Parabéns, ao prefeito Fernando Galvão, que é guerreiro e trabalhou incansavelmente para vender Bebedouro como a melhor cidade para a Cargill”, diz Seren, entusiasmado com a conquista histórica para a cidade.
“Não posso detalhar mais nada sobre o projeto, mas posso adiantar que vêm mais conquistas para Bebedouro”, diz Seren, reiterando o convite para o anúncio oficial, amanhã.
O anúncio será transmitido ao vivo pela página da Gazeta, no Facebook. A cobertura completa do evento será veiculada na edição 10.330, de 2 a 5 de novembro.