Indicada - Protagonista de ‘Terra e Paixão’, Bárbara Reis concorre ao ‘Melhores do Ano’

Saiu a lista dos concorrentes ao troféu ‘Melhores do Ano’ da Globo, de 2023 e ‘Terra e Paixão’, lidera com sete indicações. A premiação acontecerá e será gravada em 11 de dezembro e exibida ao público no dia 17 (um domingo), com apresentação de Luciano Huck, no ‘Domingão’. Com a extensa programação no audiovisual neste ano, foi difícil separar três finalistas para cada uma das categorias e, claro, muitas injustiças e indicações mais que merecidas.

Como ‘Atriz de Novela’ concorre Bárbara Reis, por ‘Terra e Paixão’; Letícia Colin, por ‘Todas as Flores’; e Sheron Menezes, por ‘Vai na Fé’. As três tiveram o destaque necessário neste ano, em todas as produções, mas deixar Regina Casé de fora, após o sucesso e toda repercussão dando vida à vilã Zoé, em ‘Todas as Flores’ é injusto. Injustiça também com Glória Pires, que muito bem defende sua Irene, na atual novela das 21h.

Como ‘Ator de Novela’, Lázaro Ramos foi indicado pelo Mário Fofoca de ‘Elas por Elas’; seguido por Tony Ramos, como Antônio La Selva, em ‘Terra e Paixão’ e Emílio Dantas, pelo vilão Téo, de ‘Vai na Fé’.

Na categoria ator coadjuvante, por ‘Terra e Paixão’, concorre Rainer Cadete; Nicolas Prattes, por ‘Todas as Flores’ e Tony Tornado, por Amor Perfeito. Na categoria ‘Atriz Coadjuvante’, Tatá Werneck está indicada por ‘Terra e Paixão’; Renata Sorrah, por ‘Vai na Fé’ e Thalita Carauta, por ‘Todas as Flores’.

Em ‘Atriz de Série’ estão finalistas: Adriana Esteves, Andreia Horta e Leandra Leal, por ‘Os Outros’, ‘As Aventuras de José e Durval’ e ‘A Vida Pela Frente’, respectivamente. Em ‘Ator de Série’, Luís Miranda concorre por ‘Encantado’s’ e Eduardo Sterblitch e Milhem Cortaz, por ‘Os outros’.

Extinta nos dois últimos anos, a categoria ‘Revelação do Ano’ voltou com Clara Moneke, por ‘Vai na Fé’ e Diego Martins e Amaury Lorenzo por ‘Terra e Paixão’. Na categoria ‘Jornalismo’, o público pode votar para premiar César Tralli, Renata Vasconcellos ou Maju Coutinho.

No Troféu Paulo Gustavo que premia a categoria ‘Humor’, Rafael Portugal, Fábio Porchat e Paulo Vieira concorrem. Como ‘Música do Ano’, Zona de Perigo, de Léo Santana, enfrenta o hit ‘Erro Gostoso’, de Simone Mendes e ‘Tá OK’, de Kevin o Chris e Dennis.

Como ‘Novela do Ano’, o grande fenômeno do Globoplay ‘Todas as Flores’, de João Emanuel Carneiro, concorre como o grande fenômeno da televisão aberta neste ano, ‘Vai na Fé’, de Rosane Svartman. Ao lado delas, Walcyr Carrasco busca o troféu com ‘Terra e Paixão’. Em ‘Série do Ano’, concorrem ‘Encantado’s’, ‘As Aventuras de José & Durval’ e ‘Os Outros’.

As indicações foram justas, porém grandes personagens ficaram de fora, se avaliar a qualidade da interpretação e composição. Mariana Ximenes merecia uma indicação pela ótima vilã Gilda, em ‘Amor Perfeito’. Da mesma novela, Daniel Rangel, Thiago Lacerda e Carmo Dalla Vecchia também mereciam mais reconhecimento. Até os atores mirins se destacaram neste ano e a categoria foi extinta, sem motivos.

‘Todas as Flores’ merece mais prêmios. Fábio Assunção ficou de fora, assim como Sophie Charlotte, Jackson Antunes e tantos outros nomes. Talvez, a Globo devesse criar uma categoria somente para premiar os projetos do Globoplay, seria uma boa e abriria mais espaço para premiar os artistas.

Publicado na edição 10.803, de sábado a sexta-feira, 18 a 24 de novembro de 2023 – Ano 99