Consecitrus sugere pagar ao citricultor R$ 9,64 por caixa

0
377

O modelo apresentado em São Paulo, pelos representantes do novo conselho, pretende dividir riscos entre indústria e citricultores.

Foi apresentado na sede da CitrusBr (Associação Nacional dos Exportadores de Suco de Laranja), em São Paulo, na quarta-feira (10), modelo que cria parâmetros para preços referenciais da cadeia da citricultura, elaborado pelo Consecitrus (Conselho dos Produtores de Laranja), que deve entrar em vigor na próxima safra, com início em abril de 2013. A proposta é dividir riscos e retorno entre toda a cadeia produtiva. O primeiro levantamento elaborado pelo economista e engenheiro agrônomo, Alexandre Mendonça de Barros, tem como base, os preços do mês de julho, que indicam que a caixa de 40,8 quilos de laranja teria hoje o preço de referência estabelecido em R$ 9,64 para negociação entre produtores e indústria.
A proposta está nas mãos do Cade. Flávio Viegas, presidente da Associtrus contesta os números apresentados e informa que irá propor em parceria com a Faesp, novo cálculo do Consecitrus para o Cade.

 

(…)
Leia mais na edição n° 9462, dos dias 12 a 15 de outubro de 2012.