José Luiz Penna foi empossado Secretário da Cultura do Estado, junto a Romildo Campello, Secretário-Adjunto, na noite de quinta-feira (6), em cerimônia realizada na sede da Secretaria da Cultura do Estado e comandada pelo Governador em exercício, Marcio França (PSB).
A solenidade contou com a presença de centenas de pessoas ligadas ao cenário cultural e político brasileiro, entre elas o Ministro da Cultura, Roberto Freire, o Secretário municipal de Cultura, André Sturm e o Presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça.
“Estou na Cultura para falar com todos. Isso é um equipamento para dialogar com quem faz cultura e arte. Nós temos disposição de fazer girar a roda no caminho da construção de um país melhor”, declarou José Luiz Penna na cerimônia.
“Há muitos anos reivindicamos uma cultura mais próxima da população, e isso tem a cara do Penna e de sua atuação, sempre vinculada a movimentos sociais e culturais. O Governo de São Paulo ganha muito com Penna no secretariado”, discursou Márcio França, governador em exercício.
José Luiz Penna atuou em montagens teatrais, compôs com diversos parceiros, entre eles Belchior, com quem assinou a mais conhecida de duas composições, Comentário a Respeito de John. Assinou a trilha sonora dos filmes Sargento Getúlio (1983) e A Fronteira das Almas (1987). Foi assistente de direção de Louco por Cinema (1994), de André Luiz Oliveira, e Mário (2000), de Hermano Penna.
Já Romildo Campello é analista de sistemas e na vida pública atuou no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, foi o 1º secretário do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes. Também chefiou o gabinete da Secretaria de Estado do Turismo de SP como secretário-adjunto e secretário de estado do Turismo de SP.
Publicado na edição nº 10115, de 11, 12 e 13 de abril de 2017.