A pedido da Gazeta, o departamento municipal de Trânsito de Bebedouro divulgou relatório com as multas aplicadas no município entre 1º de janeiro e 17 de abril deste ano. No total, o departamento computou 1.685 infrações de trânsito e 181 delas, representando 10,74% do total, são classificadas como ‘dirigir veículo segurando telefone celular’. Houve ainda 39 multas a condutores que estavam dirigindo o veículo manuseando o telefone celular. Outras 18 infrações foram notificadas como ‘dirigir veículo utilizando-se de telefone celular’. Somando os três tipos de classificação de multas por uso de celular ao volante, a cidade registrou 238 infrações do tipo, representando 14,12% do total de aplicações.
Em segundo lugar estão multas por ‘estacionar em desacordo com a regulação’, totalizando 157 infrações e representando 9,32% do total. À Gazeta, o diretor de Trânsito, Rogério Valverde, disse que a segurança no trânsito depende da consciência e responsabilidade de todos: “Vamos iniciar, em breve, a campanha Maio Amarelo e precisamos desta responsabilidade de todos que dirigem. Parece pouco, né? Enviar uma mensagem de WhatsApp, atender uma ligação rápida no celular… Só que esquecemos que este pouco pode custar uma vida, a saúde de alguém, a qualidade de vida de algumas pessoas pode resultar justamente deste descuido no trânsito, pois é assim que acontecem acidentes graves que podem levar, inclusive, à morte”.
Para Valverde, é preciso existir campanhas em que as pessoas tomem consciência de que o trânsito começa com as pessoas: “O trânsito é formado de pessoas. Não existe cobrar apenas do poder público, não existe cobrar de um ou outro segmento. O trânsito seguro é feito por todos que estão presentes nas vias públicas, isso se inclui, obviamente, os pedestres. Então, é importante que tenhamos esta consciência e que não só no maio amarelo, mas que sejam todos os dias de consciência, reflexão, de respeito para com o próximo. É assim que vamos conseguir um trânsito cada vez mais seguro”.
Comentando especificamente sobre a maioria das multas estarem relacionadas ao uso do celular ao volante, Valverde diz que é preciso evitar a prática: “As pessoas têm que evitar falar ao celular quando dirigem, porque como nós podemos perceber nos dados, é uma das infrações mais recorrentes e, obviamente, é a infração que mais causa desatenção no trânsito e, por consequência, coloca em risco a vida de tantas pessoas”, finaliza.
Outras multas – O departamento de trânsito também divulgou que a cidade registrou 129 multas classificadas como ‘não identificação do condutor infrator’, representando 7,66% do total; 126 infrações catalogadas como ‘dirigir o veículo usando calçado que não se firma nos pés’, representando 7,48%; 105 multas foram aplicadas por motoristas que avançaram o sinal vermelho, representando 6,23% das infrações cometidas no período analisado.
Também foram aplicadas 66 multas por conduzir veículo registrado que não estava devidamente licenciado. Este tipo de infração representa 3,92% do total de multas aplicadas. Depois, houve 51 infrações notificadas como ‘estacionar em local/horário proibido’, representando 3,03%. Outros tipos de multas como pela falta do uso de cinto de segurança foram 46 notificações e 2,73% do total; por utilizar o veículo sem possuir CNH foram 46 multas.
Bebedouro registra primeira morte no trânsito em março, aponta Infosiga
Dados do Infosiga referentes a março apontam que Bebedouro registrou a primeira morte por conta de um acidente de trânsito, nas rodovias e vias que circundam a cidade. Neste ano, este tipo de ocorrência ainda não havia sido registrado.
Quer ler mais? Seja assinante da Gazeta.
CLIQUE AQUI e ASSINE
Se já for assinante basta entrar com os dados abaixo.
Publicado na edição 10.839, de quarta a terça, 24 a 30 de abril de 2024