Livro
O livro ‘Memória do cinema documentário brasileiro: histórias de vida’ nos leva aos bastidores da criação documental, por meio de entrevistas com 13 documentaristas que tiveram suas histórias de vida e trajetórias profissionais impactadas pela ditadura militar, instaurada em 1964. Entre lembranças e afirmações, medos e hesitações, as entrevistas reunidas não apenas desvendam processos criativos e desafios de produção, como também lançam luz sobre as tensões entre arte, política e mercado. Essas questões atravessam os relatos daqueles que filmaram o Brasil com olhar atento e crítico, construindo testemunho coletivo sobre a força do documentário como prática estética e política. A obra, organizada por Thais Blank, Arbel Griner e Adelina Cruz, com colaboração de Isabella Poppe, e publicada pela Editora FGV com apoio da Faperj, é resultado do projeto homônimo ao título desenvolvido pelo FGV CPDOC. Este primeiro volume é dedicado à produção do cinema documentário realizado no Brasil no período da repressão e apresenta entrevistas realizadas em diversos momentos com os cineastas Eduardo Escorel, Eduardo Coutinho, João Batista de Andrade, Jean-Claude Bernardet, Maurice Capovilla, Helena Solberg, Ana Carolina, Geraldo Sarno, Vladimir Carvalho, Silvio Da-Rin, Andrea Tonacci, Joel Zito e Lucia Murat. A seleção dos cineastas que compõem este volume teve como objetivo permitir que suas biografias fossem contextualizadas não apenas no campo cinematográfico, mas também no cenário político e social da ditadura militar, ampliando a compreensão do papel do Cinema Novo no desenvolvimento do documentário brasileiro.
Novidade
O Brasil é o país da América Latina com a maior representatividade no mercado de body splashes, segundo a consultoria Circana. O consumo do produto, em 2024, aumentou 154% em relação ao ano anterior e no Boticário, com amplo portfólio na categoria, o cenário não foi diferente. A marca teve recorde em vendas desses itens, com faturamento que cresceu aproximadamente 33% em 2024, e resultam em projeção positiva de 15% agora em 2025. Tal movimento aponta ainda que a categoria da marca de beleza mais amada pelos brasileiros mais que dobrou seu crescimento nos últimos três anos, evoluindo 120% entre 2022 e 2024. No ano passado, o Boticário lançou 17 famílias de body splashes e mais de 13 milhões de produtos foram vendidos, sendo esse um reflexo da busca dos consumidores por produtos sinérgicos ao dinamismo das tendências presentes no digital, além de claro redirecionamento de padrão de consumo. Dessa fatia de vendas, metade delas são de produtos heroes, entre eles Cuide-se Bem Deleite, Cuide-se Bem Nuvem, Nativa SPA Ameixa Negra, entre outros. O custo-benefício é, sem sombra de dúvidas, um dos fatores que justifica a ascensão do mercado de body splashes no país. Por ser um produto com menor concentração de fragrância, torna-se mais acessível comparado às opções que possuem concentração mais elevada e, consequentemente, maior valor agregado. A categoria também se destaca por oferecer a possibilidade de reaplicação ao longo do dia, além da diversidade de opções, que atendem diferentes perfis de público, desde os que preferem cheiros mais florais e cítricos, até os que optam por versões mais gourmands.
Maratona
Principal corrida de rua da América Latina, a Maratona do Rio acontece de 18 a 22 de junho. E com percursos repletos de símbolos urbanos e naturais que fazem o Rio de Janeiro ser mundialmente reconhecido por sua beleza, a 23ª edição do evento promete deixar os 60 mil participantes inscritos com a sensação de realmente estar correndo em uma “Cidade Maravilhosa”. Em 2025, os percursos das provas de 5k | I♥PRIO e 21k | Claro (Meia Maratona) permanecem inalterados. A prova de 5k começa no Aterro do Flamengo, próximo ao Palácio do Catete, e avança pela Av. Infante Dom Henrique. O trajeto inclui um primeiro retorno na altura da Praça Cuatemoc, um segundo retorno próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM), e tem sua chegada logo após o Monumento aos Pracinhas. Já a meia maratona (21k) larga no Leblon, percorre toda a orla até o Aterro do Flamengo, atravessa o Centro Histórico e termina também nas imediações do Monumento aos Pracinhas. Já as provas de 10k | Betnacional e 42k | Corona Cero (Maratona) passaram por ajustes importantes. A prova de 10k, com percurso completamente reformulado, terá largada no Aterro do Flamengo em direção a Botafogo (pela contramão da pista sentido Zona Sul/Centro), com retorno próximo ao Clube Guanabara, passando novamente pelo Aterro, realizando o segundo retorno logo após a Passarela do MAM e chegando após o Monumento aos Pracinhas. A Maratona (42k) segue com largada e chegada no Aterro do Flamengo, mas teve a volta no Museu do Amanhã retirada por questões técnicas. Em substituição, foi incluído o trecho de ida e volta nas avenidas Alfredo Agache e General Justo, nas proximidades do Museu Histórico Nacional.
Solteiros
Conhecida por ser um dos principais polos de eventos e entretenimento do interior paulista, Ribeirão Preto tem programação intensa em datas comemorativas. E para movimentar o Dia dos Namorados, a Toca do Urso promove no dia 12 de junho, noite totalmente dedicada aos solteiros. Uma proposta leve e divertida para quem está disposto a fazer novas conexões em ambiente descontraído. Com o nome “Estou para o Rock na Toca”, quem quiser entrar no clima da paquera pode pedir ao garçom a tag personalizada “Solto na Toca” para colocar no copo – um sinal simpático de que está aberto às interações. Além disso, as mesas da casa contarão com um display em acrílico com a mensagem: “Está para o rock? Se você tá a fim de curtir, se conectar, trocar uns olhares e boas risadas… você está pro rock! Peça ao garçom sua tag ‘Solto na Toca. A ideia é estimular a interação de forma espontânea e respeitosa, aproveitando o clima festivo da cidade, que estará agitada com o festival de música da semana. A trilha sonora da noite fica por conta do DJ Christian Stilk, com sets de House Music, e da Banda Lemon, com repertório eclético que promete agradar a todos os gostos. Ainda na vibe do festival de rock que movimenta Ribeirão Preto no fim de semana, a Toca do Urso terá programação musical especial.
Surpresa
O Palco João Rock 2025 será cenário de encontro inédito e emocionante entre culturas, ritmos e vozes do mundo. A convite do grupo Cidade Negra, Tula Ben Ari, Mermans Mosengo e Jason Tamba, integrantes do coletivo internacional Playing For Change, farão participação especial no show da banda no festival, que acontece no dia 14 de junho, em Ribeirão Preto/SP.
Conhecidos por suas interpretações potentes e emocionantes, os artistas integram o Playing For Change desde sua criação. O projeto ganhou notoriedade ao unir músicos independentes de diferentes países em vídeos que somam mais de 2 bilhões de visualizações, sempre transmitindo mensagens de paz, amor e conexão entre os povos por meio da música. “A banda Cidade Negra os convidou para este intercâmbio mundial e será no João Rock que eles conhecerão ainda mais a pluralidade da música brasileira. É uma honra sermos escolhidos para esta conexão de culturas, vozes e histórias que juntas, reforçam nosso compromisso de ter a música como instrumento para lutar por um mundo mais justo, inclusivo e humano”, afirma Marcelo Rocci, um dos idealizadores do festival brasileiro.
A página Evidências traz momentos especiais
Publicado na edição 10.929, quarta, quinta e sexta-feira, 11, 12 e 13 de junho de 2025 – Ano 101