
Casamento no inverno
Mais do que uma escolha estética, casar no frio tem se mostrado uma decisão estratégica para quem busca cerimônias marcantes e com convidados realmente engajados. Dados do iCasei, plataforma líder em sites e listas de casamento na América Latina, revelam que a média de confirmações de presença por casamento no outono-inverno é aproximadamente 30% maior do que nas estações mais quentes. Mesmo não sendo o período com maior volume de casamentos, o dado indica que eventos realizados nesse intervalo tendem a ser mais intimistas, reunindo convidados mais próximos — e, portanto, mais propensos a comparecimentos. Esse engajamento reforça uma mudança no perfil das celebrações: casais estão priorizando experiências afetivas, roteiros personalizados e ambientações acolhedoras. Em 2025, tendências como rustic chic, casamentos na montanha, micro weddings e experiências imersivas ganham ainda mais força, refletindo o desejo por cerimônias alinhadas ao clima da estação e ao estilo de vida dos noivos. Modelos como micro weddings (até 50 pessoas) e elopements (casamentos ainda mais intimistas) ganham força no outono-inverno, além de confirmar a percepção do mercado sobre o interesse crescente por destinos como vinícolas, chalés e fazendas com hospedagem integrada. Além disso, a conversão de presentes em dinheiro segue como tendência, permitindo que os casais personalizem sua jornada — do enxoval à lua de mel. Destinos como Gramado, Patagônia, Toscana e Paris continuam entre os preferidos para viagens românticas na estação.
Novidade
Ipanema, um dos bairros mais icônicos do Rio de Janeiro, ganha uma homenagem à altura de sua história e charme: o Mapa Cultural e Histórico de Ipanema. Criado pelo artista e cartunista Miguel Paiva, o lançamento do projeto em evento aberto ao público foi na sede da TYR Energia. O Mapa Cultural celebra os 131 anos de Ipanema com uma ilustração que retrata personagens, pontos turísticos e símbolos que fazem parte da identidade local – como o tradicional Bar Garota de Ipanema, frequentado por Vinícius de Moraes e Tom Jobim e, hoje, também cliente da TYR Energia.
Sicredi
A cooperativa de crédito amplia atuação com empreendedores e cresce no setor de franquias, estando pela primeira vez na ABF Franchising Expo, instituição financeira cooperativa que tem 26% do market share no segmento de pequenas empresas no Brasil. A trajetória da educadora Iara Dietrich, de Cascavel (PR), vai além dos desafios típicos do empreendedorismo. Viúva e mãe de três filhos adolescentes, ela decidiu, em 2013, adquirir a franquia da rede de ensino de idiomas Rockfeller Language Center e reconstruir sua vida por meio do negócio. Hoje, a escola atende cerca de 420 alunos, entre crianças, jovens e adultos. Nesse processo de recomeço, o apoio do Sicredi — instituição financeira cooperativa à qual é associada — foi essencial, oferecendo segurança econômica por meio de linhas de crédito e soluções adequadas à sua realidade. No varejo supermercadista, a história do Marcon Supermercados revela caminho distinto: o de uma empresa familiar que criou sua própria marca e, com o tempo, tornou-se rede franqueadora. Fundado em 1988 pelo casal Verani e Domingos Marcon, o grupo mantém lojas em três cidades do Oeste de Santa Catarina e emprega cerca de 225 colaboradores. Com o suporte do Sicredi, foi possível inaugurar novas unidades, adquirir imóveis e modernizar sua estrutura. Com novos projetos em andamento — como a construção de loja em Dionísio Cerqueira (SC) —, o grupo prevê investir aproximadamente R$ 20 milhões até 2026 para ampliar sua atuação regional.
Franquias
O franchising no Brasil segue em ritmo acelerado de crescimento. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que, no primeiro trimestre de 2025, houve aumento nominal de 8,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o faturamento ultrapassou R$ 278 bilhões. Esse desempenho é impulsionado pela diversidade de modelos de negócio, pela resiliência das operações e pela estrutura padronizada, que oferece maior segurança aos empreendedores.
Sangue
Com a chegada das temperaturas mais frias, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz alerta urgente à população: os estoques de sangue sofreram queda ainda mais acentuada nas últimas semanas e estão em estado crítico. A combinação do frio, que naturalmente diminui a mobilização por doações, e o aumento de doenças sazonais, como gripes, que tornam muitos doadores inaptos temporariamente, está colocando em risco o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões.
Performance
Amcham Brasil, em parceria com a consultoria Humanizadas, divulgou hoje os resultados da pesquisa Panorama Lideranças 2025, que teve a participação de 765 executivos de diferentes setores e regiões do país. O levantamento traça um diagnóstico sobre os principais obstáculos e caminhos para a construção de organizações de alta performance em ambiente cada vez mais dinâmico, complexo e orientado por propósito. Alta performance ainda é medida por métricas convencionais. Apesar das transformações do mercado, 82% das empresas ainda mensuram seu desempenho principalmente em indicadores financeiros tradicionais, como lucro, receita ou margem. Embora relevantes, estes parâmetros são insuficientes diante de um cenário que exige inovação contínua, engajamento de pessoas e alinhamento entre cultura e estratégia.
A página Evidências traz momentos especiais!
Publicado na edição 10.933, quarta, quinta e sexta-feira, 2, 3 e 4 de julho de 2025 – Ano 101











