
Luta
O Brazilian Fight Night, que acontece neste sábado, 29 de novembro, na Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, reunirá 15 lutas em uma única noite, incluindo dez disputas de cinturão. O evento, organizado pela Explosion Sport, promete movimentar o cenário nacional do MMA (Artes Marciais Mistas) e reunir atletas brasileiros de destaque, incluindo nomes do Ultimate Fighting Championship (UFC), como Márcio Pedra, Wendel Negão e Fernando Santo Forte. A programação começará às 16h, com a abertura dos portões. O card preliminar será às 16h45 e contará com cinco confrontos. Na sequência, o tenor Thiago Arancam, um dos maiores cantores de ópera do Brasil que, além de interpretar o Hino Nacional, também apresentará sua versão do clássico O Fantasma da Ópera. Um lançamento exclusivo nacional ao lado do DJ Fábio Lopes, que promete animar ainda mais o público com hits eletrônicos. Marcado para começar às 21h30, o card principal reunirá os principais combates da noite, entre eles a super luta entre Marcio Pedra, vice-campeão Pan-Americano de Jiu-Jitsu Olímpico em 2023, com 18 vitórias, 10 finalizações e nenhum empate. Ele também foi um dos participantes do reality TUF Brasil 2 (UFC). Do outro lado estará Leonardo Genuino, faixa-preta de jiu-jitsu e luta livre, além de atleta de MMA. A última disputa de cinturão da noite também promete agitar a torcida de Ribeirão Preto. O confronto será entre o ribeirão-pretano Edgard Casteldeli, faixa-preto 4º grau de jiu-jitsu, grau preto de muay thai, boxeador profissional e atleta de MMA, e Wendel de Oliveira Marques, o Wendel Negão, lutador brasileiro que já integrou a divisão dos meio-médios do UFC. Esta é a primeira edição do evento que integra o circuito nacional de lutas. As próximas edições ocorrerão em 2026, e as cidades que receberão os combates serão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM).
Machu Picchu
Imagine viajar até Machu Picchu, conhecer sua história, vislumbrar a cidade antes da chegada dos colonizadores e explorar cada detalhe, tudo isso sem sair de São Paulo. Com a experiência imersiva “Machu Picchu: Viagem à Cidade Perdida”, visitantes são transportados para um dos maiores tesouros arqueológicos do mundo. A experiência que fez sua estreia no Brasil está disponível no Fever Hub na Galeria Pão de Açúcar Morumbi, localizado em São Paulo. Com duração aproximada de 45 minutos, a experiência leva os visitantes a uma recriação de Machu Picchu como ela era em seu auge, com todos os detalhes restaurados à sua glória original. É uma oportunidade única de ver a Cidade Perdida como poucos a viram em séculos, viva, vibrante e repleta de histórias. Através de realidade virtual, trilhas sonoras originais e narrativa cinematográfica, o público atravessa templos sagrados, terraços agrícolas e residências incas, enquanto conhece seus costumes, crenças e modo de vida. Entre os destaques estão momentos como o eclipse solar, os encontros com criaturas mitológicas das lendas andinas e cenas do cotidiano que revelam o engenho e a cultura do povo inca.Os ingressos já estão disponíveis no site oficial e na plataforma Fever.
Mc Bebedouro
O McDonald’s oferece cinco novas oportunidades de trabalho na cidade de Bebedouro (SP). As vagas, destinadas para pessoas com e sem deficiência, são para o cargo de Atendente de Restaurante. Para se candidatar a uma das vagas, os interessados devem estar cursando ou já terem concluído o Ensino Médio e não é exigida experiência anterior. A rede é reconhecida por ser a principal porta de entrada para o primeiro emprego de jovens no Brasil. Na empresa, eles têm acesso a uma oportunidade profissional justa e contam com benefícios como vale-transporte, plano de saúde e odontológico, wellhub, alimentação no restaurante, seguro de vida, programas de saúde e bem-estar, plano de carreira e programa de participação nos resultados. Além disso, os contratados passam a fazer parte de um programa de capacitação e desenvolvimento, que contempla o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais e gera condições para que todas as pessoas possam alcançar o crescimento profissional dentro ou fora da companhia. Ao oferecer essas oportunidades a jovens sem experiência, a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina e Caribe, incentiva a educação, gera mobilidade, acesso e desenvolvimento para as comunidades onde está presente. Para concorrer às vagas, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (17) 99680-8289.
Agro
O agronegócio brasileiro teve participação intensa ao longo da COP30, em Belém (PA). Na avaliação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a agenda de ações propostas reiterou ao mundo como o Brasil tem investido para uma produção de alimentos, fibras e bioenergia cada vez mais sustentável e com baixa emissão de carbono, com o uso de ciência, tecnologia e inovação. A AgriZone, estrutura montada pela Embrapa, juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e com a parceria de entidades setoriais relevantes, teve papel estratégico, ao possibilitar que negociadores internacionais pudessem conhecer o papel da agricultura tropical na mitigação e adaptação das mudanças climáticas. A Abag esteve na COP30 com uma delegação importante que, além de Alves, inclui Eduardo Bastos, coordenador do comitê de Sustentabilidade da entidade, Renato Buranello e Frederico Favacho, vice-presidente e diretor da Abag respectivamente. Os executivos participaram de discussões na Blue Zone, na AgriZone, em pavilhões internacionais e em side events estratégicos, reforçando o posicionamento tratado no documento “Agronegócio frente às Mudanças Climáticas”, focado em três assuntos principais: agenda de mitigação e adaptação, financiamento e mercado de carbono.
Idosos
Mais de um terço das pessoas idosas sofrem, pelo menos, uma queda ao ano e, as que caem mais de uma vez, têm cerca de três vezes mais chance de cair novamente, segundo informações do relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos recentes realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) abordam a modalidade on-line como forma de ampliar a acessibilidade desse público à prática de exercícios físicos de forma segura. Para a dona de casa Francisca Monteiro, de 64 anos, a tecnologia tem se tornado uma aliada poderosa da longevidade, uma vez que as pessoas com mais de 60 anos encontram no ambiente digital uma forma prática e segura de se manterem ativas. “Sempre fiz musculação e pilates, mas nunca imaginei que poderia ganhar ainda mais disposição e força com treinos on-line. Acabou virando um complemento que me surpreendeu. Consigo treinar em casa, no meu ritmo, e percebo resultados reais no meu condicionamento e na minha energia no dia a dia”, conta. Os profissionais de educação física também têm se voltado para essa possibilidade de tecnologia para trabalhar a saúde de quem precisa fazer atividades físicas e desenvolver mobilidade, mas sem riscos, como poderia ter em uma caminhada na rua ou na manipulação de aparelhos em academias. Iago Vendramini, é mestre em Educação Física e doutorando em Tecnologia de Saúde, além de ser especialista em hipertrofia, biomecânica e fisiologia. Seu trabalho combina ciência e prática, com foco em treinos adaptados para a maturidade. O especialista usa sua base técnica para criar conteúdos claros e aplicáveis, que fazem sucesso nas redes sociais. Construiu uma comunidade engajada que busca saúde, equilíbrio e autonomia por meio do movimento. Ajudar a mudar essa estatística, proporcionando independência funcional e autonomia para essas pessoas, é um dos objetivos da plataforma Queima Diária. A empresa mineira de tecnologia incentiva incentivando hábitos de vida mais saudáveis. Recentemente, ela lançou o aplicativo Augym, que oferece treinos on-line voltados para o público 60+.
Previsão
O ano de 2026 inaugura um ciclo de renovação e ação consciente para todos os signos. De acordo com o Guia Astrológico de 2026, do Astrolink, após um período marcado por instabilidades e transformações profundas, o cosmos favorece a consolidação do que foi aprendido e a materialização de projetos relevantes. O encontro de Saturno e Netuno em Áries marca o início de uma fase que combina sonho e realidade, pedindo atitudes mais maduras e alinhadas ao propósito individual. Urano em Gêmeos acelera ideias, conexões e formas de comunicação, enquanto Júpiter em Leão, no segundo semestre, amplia entusiasmo, criatividade e desejo de protagonismo. Plutão em Aquário continua impulsionando mudanças coletivas e tecnológicas de longo alcance. Em 2026, o foco não é apenas avançar, mas avançar com sentido, transformando idealizações em conquistas concretas.
LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/18), em vigor plenamente desde 2021, exige que toda organização que trate dados pessoais, seja ela pública ou privada, adote medidas robustas de proteção. Entretanto, informações disponibilizadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) mostram que há um alerta sobre a vulnerabilidade no setor público. De acordo com o painel da Coordenação de Tratamento de Incidentes de Segurança (TIS), enquanto os comunicados de incidente na iniciativa privada vêm caindo desde 2023, na área pública o movimento é contrário: até o início de novembro deste ano foram recebidos 131 comunicados, o que representa um aumento de 44% em relação a todo o ano de 2024. Os incidentes reportados pela ANPD incluem roubo de credenciais, sequestro de dados e publicação não intencional de informações, sublinhando os riscos a que os dados dos cidadãos estão expostos. Para órgãos que lidam com um grande volume de informações de profissionais e cidadãos, a adequação vai além de simples ajustes. O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, por exemplo, tem demonstrado preocupação e, por isso, contratou uma consultoria especializada para estruturar seu programa de LGPD. Para o início de 2026, os próximos passos do projeto envolvem, entre outros itens, a criação do Manual Interno do Programa de Privacidade, os ajustes finais em políticas e instrumentos jurídicos e a validação das soluções implementadas, consolidando uma cultura de privacidade e segurança.
Infantil
Ribeirão Preto recebe neste domingo, 30, o show do Gato Galáctico – Magia na Vila Láctea – em única apresentação no sábado, às 18h, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, nº 370, Centro). Os ingressos custam entre R$ 40 e R$ 180 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site https://ingressodigital.com. A classificação etária é livre. Este novo show do Gato Galáctico, convida crianças e famílias a embarcarem em aventura mágica, cheia de música, luzes e muita emoção. No palco, Roni, Luna, Mimi e o Gato Lunático levam o público a refletir sobre o poder de sonhar. Em cada cena, o show desperta a imaginação, inspira coragem e reforça a certeza de que qualquer sonho pode se tornar real. As crianças cantam, dançam e participam, enquanto as famílias se emocionam com uma história que celebra a união e a força dos desejos mais profundos.
Com cenários vibrantes, efeitos visuais mágicos e músicas envolventes, o espetáculo encanta do início ao fim. Mais do que um show, “Magia na Vila Láctea” é uma experiência inesquecível, que reforça a mensagem de que sonhar é o primeiro passo para realizar. Ao final, além de memórias vivas, as fotos com a turma do Gato Galáctico garantem que esse instante mágico ficará guardado para sempre. A direção é de Ronaldo Souza e a produção executiva é assinada por Rafael Nascimento. Ao final da apresentação, Roni – o Gato Galáctico – e sua turma estarão disponíveis para fazer fotos com as crianças e suas famílias.
A página Evidências traz momentos especiais!
Publicado na edição 10.970 de quarta a sexta-feira, 26 a 28 de novembro de 2025 – Ano 101











