Heire Montagner

0
36

Natal

Com a chegada de dezembro, as confraternizações se multiplicam – e, com elas, a abundância de comidas típicas, sobremesas irresistíveis e brindes que marcam a temporada. Para muitas pessoas, porém, essas celebrações vêm acompanhadas de sentimentos de culpa e arrependimento pelos excessos cometidos. A boa notícia é que é possível aproveitar tudo isso sem prejudicar a saúde. É o que explica Erica Blascovi, professora do curso de Nutrição da Wyden, que reuniu orientações práticas para viver a temporada de festas com mais equilíbrio. Segundo a docente, o primeiro passo é planejar o prato antes de começar a comer. “Eventos como a própria ceia de Natal permitem que você veja todas as opções antes. O ideal é olhar tudo o que vai ser servido, selecionar o que você realmente gosta e começar pelas saladas, vegetais e por proteínas como chester, peru ou outra carne”, orienta. Para ela, essa estratégia ajuda a trazer saciedade antes de chegar aos alimentos mais pesados. “Assim você monta um prato saudável e, quando forem servidos frituras, massas ou tortas, já estará mais satisfeito e vai comer menos desses alimentos”, explica. O cuidado também vale para as bebidas alcoólicas, que ganham protagonismo nas festas. “Não existe dose segura de álcool, mesmo que você esteja tomando o melhor vinho do mundo. A moderação é essencial”, reforça. Uma das formas mais simples de controlar a ingestão é alternar cada dose de bebida alcoólica com um copo de água. “Assim você bebe menos e se mantém hidratado”, completa.

 

Dezembro Laranja

Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, as transformações no mercado de trabalho, impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela economia, demografia e transição verde, deverão gerar 170 milhões de novas funções até 2030, enquanto 92 milhões de posições deixarão de existir. Esse saldo positivo de 78 milhões de empregos remodelará setores e profissões em todo o mundo. Atento às novas tendências e à necessidade de aprendizado contínuo para suprir essas novas demandas, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, órgão responsável pela fiscalização e registro dos profissionais da área, mantém, já há alguns anos, programa de eventos gratuitos voltados aos seus registrados, mas também acessível a toda a sociedade.  Em 2025, o Conselho promoveu 32 eventos online, transmitidos pelo seu canal no YouTube, nos quais participaram especialistas de diferentes setores da administração. Desse total, 26 deles tiveram o formato de webinar e foram realizados pelos Grupos de Excelência do CRA-SP, que reúnem profissionais voluntários, tanto da área da administração como também de outras profissões, que debatem e produzem conteúdos sobre diversos temas.

 

Carros

A nova Tábua da Mortalidade do IBGE revelou que a expectativa de vida do brasileiro atingiu 76,6 anos em 2024, o maior índice já registrado desde o início da série histórica, em 1940. Em 2023, esse número era de 76,4 anos. O levantamento também confirma uma tendência conhecida: as mulheres continuam vivendo mais do que os homens. Em 2024, elas alcançaram expectativa de vida de 79,9 anos, enquanto a dos homens foi de 73,3 anos — uma diferença de 6,6 anos. Historicamente, essa vantagem feminina já foi menor, como em 1940 (5,4 anos), e atingiu seu ápice no ano 2000, quando chegou a 7,8 anos. Segundo o professor Eduardo Batista, coordenador dos cursos de História e Sociologia da EAD UniCesumar, essa diferença é resultado de conjunto de fatores. “A maior expectativa de vida das mulheres no Brasil está relacionada principalmente a aspectos comportamentais, biológicos e sociais. Elas tendem a adotar mais hábitos preventivos, se expõem menos a riscos e têm menor envolvimento em violência urbana e acidentes. Além disso, há diferenças hormonais e genéticas que favorecem maior proteção cardiovascular”, explica.

 

IBGE

Os dados do IBGE também apontam índices preocupantes de sobremortalidade masculina, especialmente entre jovens. Em 2024, homens de 20 a 24 anos tinham 4,1 vezes mais chance de não chegar aos 25 anos do que mulheres da mesma idade. Entre os grupos de 15 a 19 anos e 25 a 29 anos, a taxa ficou em 3,4 e 3,5, respectivamente. Para o especialista, o fenômeno está diretamente ligado à violência urbana. “Os altos índices de violência envolvendo jovens homens explicam parte significativa dessa sobremortalidade. Eles são mais expostos a homicídios, acidentes de trânsito e situações de risco, o que reduz drasticamente a expectativa de vida nessas faixas etárias”, afirma. O professor destaca ainda o impacto da urbanização acelerada do país. “A concentração de desigualdade e criminalidade em grandes centros reforça a vulnerabilidade dos homens jovens nesses territórios”, complementa. O aumento geral da expectativa de vida no Brasil, segundo Batista, é resultado direto dos avanços sociais das últimas décadas. “A expansão da educação, a melhoria das condições sanitárias, o acesso a serviços públicos, a redução da pobreza e a maior conscientização sobre saúde e bem-estar ampliaram oportunidades e diminuíram riscos associados à mortalidade precoce”.

 

Passeio

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, chegou à cidade de Batatais com o projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, que integra o programa CultSP na Estrada, voltado à promoção e circulação de projetos culturais em diversas regiões do estado, ampliando o acesso à cultura e ao conhecimento. Com esta proposta, o Catavento idealizou uma carreta de 60 metros quadrados de área expositiva que é um museu itinerante, com experiências científicas interativas e oficinas educativas gratuitas que percorre o estado desde setembro. A carreta do Museu Catavento abre para visitação na cidade, até 17 de dezembro, das 8h30 às 17h30. O museu itinerante prevê passar por 37 cidades ao todo até março de 2026, e estima-se que mais de 10 mil pessoas sejam impactadas mensalmente pelo projeto.

 

A página Evidências traz momentos especiais!

Ela é linda, canta, dança e tem umcarinho tão especial com as pessoas, e é o destaque da GT, Bia Enokibara De Paula.

Em família, os irmãos Clara, Ceília e Rafa.

O amor de tia, Vivian Pimentel e João Vitor.

Elas são lindas, amigas e parceiras, as irmãs Mariana e Manu, que agora terão nova irmãzinha, Isabela.

Eles são tão lindos que parecem uma pintura, os irmãos Leo (com o pet Toddy) e Laura, filhos de Carol Cruz e Paulo Grojean.

Heloisa é linda, inteligente e cheia de carisma!