
Tarde beneficente
A Tarde Beneficente em prol da Apae Bebedouro aconteceu na quinta-feira (24), na Villa Ecny, a partir das 17h, com convites que custaram 380 reais. Quem realiza o evento são as voluntárias da Apae. Essa já é a vigésima edição de sucesso absoluto! Este ano, o evento foi para 460 mulheres de Bebedouro e região, como Monte Azul, Viradouro, Pitangueiras e outras cidades. O cardápio diferenciado foi feito pelo Buffet Lívia. Além disso, tem os trabalhos manuais, que neste ano foram peças para cozinha e banheiro, produzidas durante todo ano e vendidas no dia, pelas voluntárias. A Apae atende 279 crianças especiais, e tem 86 funcionários especializados no atendimento. A querida Cristina Guessi nos contou todas estas informações! E saiba que tudo é feito com muito carinho. Ahhhh teve música ao vivo também. Outra coisa, os convites se esgotaram. Agora, só em 2025!
Vinho
O Brasil Slection by CMB 2024, mais importante e reconhecido concurso brasileiro de vinhos e destilados, tem mais de 24 anos de tradição. O evento conta com a parceria e chancela do Concours Mondial de Bruxelles, a maior competição mundial de vinhos e bebidas espirituosas. Serão 405 amostras de vinícolas e destilarias brasileiras de 18 estados do País, avaliadas por 24 jurados internacionais de seis países diferentes, da Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, França e Portugal. Os jurados são divididos em cinco grupos e vão degustar, às cegas, cerca de 30 amostras por dia, classificando cada uma de acordo com os rigorosos e exigentes critérios do Concours Mondial de Bruxelles. Pela primeira vez em um concurso de vinho no Brasil, a Inteligência Artificial será usada para compilar todas as notas e opiniões dos diferentes jurados sobre cada amostra, produzir um único comentário e emitir um gráfico, chamado de “roda de aromas”, destacando as características e virtudes de cada produto. Essa “roda de aromas” apontará os tipos de aromas encontrados na bebida (descrição aromática e do paladar). Os melhores vinhos e cachaças brasileiros serão conhecidos no dia 4 de novembro e a cerimônia de premiação e entrega das Medalhas Grande Ouro, Ouro e Prata ocorrerão no mês de dezembro, em São Paulo.
Porque Lobo mau
Se o Lobo Mau um dia se arrependesse de ter destruído a Casa dos porquinhos, ele também poderia se tornar alguém melhor? Escrito pela autora de livros infanto-juvenis, a professora Palmira Heine diz: “Os três porquinhos depois do sopro do lobo convida os pequenos leitores a refletirem sobre o valor das segundas chances e a importância de se reinventar após cometer erros”.
Na continuação autoral da fábula, os personagens que tiveram seus lares desmoronados seguiram em frente e cresceram de maneiras distintas. A releitura que conta com ilustrações de Matheus Furtado traz diversidade e contemporaneidade para a trama: Prático é negro e trabalha em uma grande empresa de marketing; Heitor cuida de plantações e animais em uma fazenda; já Cícero mora na praia e passa os dias surfando. Quando um deles recebe uma mensagem da terapeuta Coruja sobre o estado mental do Lobo Mau, os três não hesitam em tomar uma atitude. Antes considerado vilão, ele se resguardou após as queimaduras da chaminé. Sem quase nunca sair da toca por causa da tristeza, começou a repensar todas as antigas decisões equivocadas e quis mudar, mas não sabia o que fazer para alcançar esse objetivo. Os porquinhos decidem visitá-lo, porque nenhum deles guarda mágoas do passado, e tentam encontrar um jeito de ajudar o ex-antagonista a se reencontrar a partir das habilidades que um dia foram destruidoras. Junto de personagens tão populares, as crianças entendem sobre a importância das mudanças e o peso dos estereótipos. Sobre a mensagem da obra, a autora comenta: “os estereótipos fazem com que nós sejamos colocados em caixinhas, mas somos seres plurais. Acredito que todos têm coisas boas a oferecer, têm algo que sabem fazer bem. Não necessariamente você é a mesma pessoa a vida inteira, porque todos nós podemos fazer novos planos e pensar de formas diferentes com o passar do tempo”.
Etarismo
Com uma atuação consistente no combate ao etarismo, Boticário estreia em ‘Mania de Você’, novela das nove da TV Globo, propondo uma reflexão sobre como a sociedade posiciona as mulheres em um lugar de invisibilidade à medida que envelhecem. O debate proposto pela marca, que é patrocinadora da trama, teve exibição em 17 de outubro, véspera do Dia da Menopausa, e endossa a atuação de Boticário acerca dos diferentes ciclos femininos, como o climatério, reforçando a narrativa de que o auge de cada mulher é hoje. A cena protagonizada por Berta, personagem interpretada por Eliane Giardini, traz para a ficção uma realidade vivida por mais de 29 milhões de mulheres no país, segundo dados do North American Menopause Society, que estima mais de 1 bilhão de mulheres ao redor do mundo vivenciando a menopausa até 2030.
Halloween
RibeirãoShopping realiza evento de Halloween na HotZone com atividades gratuitas para a criançada. Com vagas limitadas, o evento que começou no fim de semana segue entre 31 e 3 de novembro, com oficinas de pintura facial e de máscaras, distribuição de guloseimas, personagens temáticos e entrega de cartão para as crianças inscritas brincarem no parque indoor. O RibeirãoShopping é o destino ideal para quem quer garantir um Halloween inesquecível para os pequenos com muitas gostosuras e travessuras. Este ano, o evento acontece na HotZone, sendo quintas e sextas às 19h, e sábados e domingos às 16h. As inscrições são gratuitas e limitadas através do aplicativo Multi. Para participar é necessário um adulto realizar inscrição no aplicativo Multi na data de interesse, sendo uma vaga por criança. Além disso, é preciso comprovar o cadastramento do seu carro no Acesso Multi, e assim utilizar a entrada expressa e pagar o estacionamento de forma automática. Para cadastrar o veículo pelo app Multi, basta clicar na aba Estacionamento e depois, em Acesso Multi, digitar a placa do carro e os dados do cartão de crédito ou, se for usuário de alguma tag, escolher entre Sem Parar, Veloe, ConectCar ou Taggy.
Parceria
Pela primeira vez, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) participou da Worldwide Music Expo (Womex), uma das mais relevantes feiras do mercado musical global. A ação faz parte do Funarte Brasil Conexões Internacionais – Womex 2024, iniciativa estratégica para promoção da música brasileira no circuito internacional. O projeto levou uma delegação brasileira, formada por 28 agentes do setor musical de todas as regiões do país para Manchester, Inglaterra, entre os dias 23 e 27 de outubro. Além das rodadas de negócios, a delegação brasileira participou nos painéis sobre o Circuito Amazônico de Festivais, música e videogame, mercado da música ao vivo no Brasil, além das apresentações do pianista carioca Jonathan Ferr (RJ) e Hermeto Pascoal, que será reconhecido pelo Womex Awards. A participação da Funarte na Womex 2024 representa um marco para as políticas de internacionalização das artes brasileiras, um dos eixos da Política Nacional das Artes. No caso da Womex 2024, o projeto Funarte Brasil Conexões Internacionais conectou produtores e artistas brasileiros aos agentes internacionais, promovendo diálogos interculturais, coproduções, intercâmbios e oportunidades de negócios. A feira, que atraiu mais de 2.600 profissionais de 90 países, é um ambiente de destaque para o fortalecimento das redes criativas e comerciais da música e uma experiência para curadores, gerentes de editoras, entre outros, para descobrir novos músicos, projetos e refletir sobre oportunidades alternativas de programação.
Dia do pão
Instituído em 2014, o Dia Mundial do Pão é comemorado no Brasil em 16 de outubro, alinhado ao Dia Mundial da Alimentação, uma data que celebra a importância deste alimento básico, porém, de suma importância na dieta de milhões de pessoas no mundo. No país, este é um item presente em praticamente todos os lares, e vem ganhando destaque nos últimos anos devido à praticidade e versatilidade que oferece ao consumidor moderno. Estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em parceria com a Kantar Brasil, mostra que o consumo de pães industrializados aumentou neste ano. Entre janeiro e agosto de 2024, o volume de vendas de pão de forma atingiu 505.805 toneladas, representando aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2023 (473.713 toneladas). Esse crescimento também impactou o faturamento da categoria, que chegou a R$ 10 bilhões até agosto de 2024, frente aos R$ 9,23 bilhões do ano anterior. O pão de forma segue como o mais consumido, responsável por 36,84% do faturamento total, seguido pelo pão comum (36,51%) e a bisnaga (7,4%). O aumento de consumo do produto reflete a busca do consumidor por conveniência, qualidade e segurança no momento da escolha, especialmente em um cenário de retomada econômica. O Norte e Nordeste são campeões de consumo de pão de forma, com 60.238 toneladas vendidas até agosto de 2024 (38,74% do faturamento). Já na Grande São Paulo, o pão comum domina as vendas, com 75.823 toneladas e 35,7% do faturamento. No Interior de São Paulo foram vendidas 104.212 toneladas, sendo o pão comum responsável por 38,76% do faturamento.
Poliomielite
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro, o RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula, em parceria com o Rotary Club de Ribeirão Preto – Jardim Paulista, promoveram mais uma edição da campanha de conscientização #todoscontraapolio. A iniciativa visa alertar a população sobre a importância da erradicação da poliomielite e da atualização das vacinas de crianças e adolescentes, destacando a prevenção de diversas doenças. A campanha segue até dia 31, com divulgação nos canais digitais e nas mídias do mall dos dois empreendimentos, incentivando os responsáveis a levarem crianças e adolescentes às Unidades de Saúde para a atualização da caderneta vacinal. A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa grave, que pode causar paralisia e até ser fatal, especialmente em crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio de água e alimentos contaminados, podendo atingir o sistema nervoso. Embora a doença ainda seja endêmica em alguns poucos países, os esforços globais de vacinação liderados por organizações como o Rotary estão próximos de erradicar a pólio no mundo.
A página Evidências traz momentos especiais.
Publicado na edição 10.884, quarta, quinta e sexta-feira, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2024 – Ano 100