
Acervo do Memorial será utilizado pelos universitários em análise comparativa linguística.
A redação da Gazeta recebeu no fim da tarde de quinta-feira (13), estudantes do 1º e 2º anos do curso de Comunicação Social, do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (Imesb) “Victório Cardassi”, acompanhados da professora de Língua Portuguesa e Redação, Flávia Rossi, que propôs colocar os alunos em contato com uma das ferramentas de trabalho.
Por conta da disciplina, a ideia esteve voltada para a forma escrita da comunicação, “E fazer com que a visita ao jornal fosse um estímulo para envolverem-se com a área”, explica. Na visita, os alunos conheceram a história da Gazeta, sua estrutura, funcionamento e etapas de produção do jornal.
Na sequência, os alunos, com base nos acervos da Gazeta, farão análises da linguagem e suas transformações ao longo de 92 anos e 10 mil edições. Rossi destaca o feedback positivo dos alunos: “Eles gostaram muito, os senti motivados, pensativos, sobre as questões que discutimos”. E continua: “Vou dar as orientações e agendar para que consigam pesquisar o acervo. Obrigatoriamente será uma comparação, pelo menos entre 40 ou 50 anos atrás para cá. Assim, conseguiremos ver as diferenças”, explica. Os enfoques serão selecionados pelos próprios alunos.
Publicado na edição nº 10048, de 18 e 19 de outubro de 2016.




