Após 9 horas de julgamento, acusado é condenado

0
1143

Com sala lotada, acusado pela morte de Jonatas dos Santos, em fevereiro de 2014, foi condenado a 15 anos de prisão.

Por meio de júri popular, foi considerado culpado Matheus Valério Toledo, pelo assassinato de Jonatas Alberto dos Santos, na madrugada de 1º de fevereiro de 2014, defronte casa noturna. Em entrevista a Gazeta, o promotor de Justiça Fábio Constantini informa que diante da sentença, tanto acusação quanto defesa, têm até cinco dias úteis para apresentarem recurso.
Com início por volta de 9h30 de sexta-feira (6), e três intervalos, o julgamento teve seu término por volta de 19h. Segundo Constantini, após réplica da acusação, foi feita tréplica por parte da defesa, através do advogado Osmar Donizete Rissi, com duração de 1 hora.
“Após a tréplica, os jurados foram levados para a sala secreta, para que os quesitos fossem respondidos e fosse dada a sentença”, conta o promotor. A acusação, de acordo com Constantini, apresentava dois qualificadores: motivo fútil e impossibilidade de defesa. “Por maioria dos votos, a impossibilidade de defesa foi desprezada e o réu foi condenado por homicídio qualificado por motivo fútil”, explica.
A partir de agora, tanto defesa quanto acusação têm até cinco dias úteis para recorrer da sentença, como informa o promotor. “O advogado de defesa, o assistente de acusação e eu saímos de lá intimados, e temos até sexta-feira (13), para apresentar recurso. O advogado disse que irá recorrer, não sei sob qual alegação; o assistente de acusação vai recorrer para pedir aumento da pena e mesmo que eu não recorra, terei que dar meu parecer a respeito dos dois pedidos”, conclui.
Com pena estipulada em 15 anos, Constantini ainda explica que o tempo em que Toledo ficou preso não será desprezado, “Este um ano é chamado de detração, e depois será descontado da pena”.

(…)

Leia mais na edição nº 9804, dos dias 10 e 11 de fevereiro 2015.