
Em 24 horas, Bebedouro registrou dois novos casos de pacientes com diagnóstico positivo da Covid-19. Boletim da Vigilância Epidemiológica desta sexta-feira (8) indica que são 29 casos confirmados, sendo que destes, nove são moradores da microrregião.
Os pacientes com diagnóstico negativo subiram para 129, três a mais que na quinta (7), sendo 25 deles, da região. Ainda de acordo com o boletim, seis suspeitos aguardam resultados. No total, são 164 notificações da doença na cidade.
Dos pacientes há semanas internados, em estado grave, no Hospital Unimed, um deles, o médico, saiu da UTI na quarta-feira (6), e na quinta (7), recebeu alta médica, tendo saído do hospital sob aplausos. O segundo, o empresário, foi transferido e está na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, e passa por exames.
Há duas internações em enfermarias dos hospitais de Bebedouro. Síndromes respiratórias são 11 atendidas pela UPA e oito pela Unimed.
Taxa de isolamento
O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que Bebedouro segue entre as cidades com índices mais altos no estado, mesmo apresentando leve queda em comparação com os dias anteriores.
Na segunda (4), Bebedouro apresentava índice de 55%. Na terça (5), caiu para 53% e manteve o índice na quarta (6), em 14º lugar no ranking paulista. Já na quinta-feira (7), voltou a subir, ficando em 12º lugar na tabela da Estado, com 54% de isolamento.
No comparativo com outras seis cidades da região, acompanhadas pela Gazeta, Bebedouro segue liderando, sendo a única a apresentar índice acima de 50%. O valor ideal apontado pela Secretaria Estadual de Saúde é de 70% e a meta do estado é alcançar 60%, mas até na quinta (7), São Paulo apresentava apenas 47% de isolamento.
Sertãozinho aproxima-se das cidades bem colocadas no ranking estadual, com índice de 48% na quarta e quinta (6 e 7); Jaboticabal e Barretos lutam para aumentar o isolamento, mas ambas ficaram entre 44% e 45%; Matão variou de 41% para 40% nos dois dias; já São José do Rio Preto e Ribeirão Preto estão entre as cidades com menor índice do estado, com 39% de isolamento, de acordo com levantamento mais recente.
Publicado na edição nº 10484, de 9 a 12 de maio de 2020.