Bebedouro atinge umidade do ar igual ao deserto do Saara: 11%

0
781

Nos últimos três dias, Bebedouro apresentou clima comparável aos maiores desertos do mundo. A umidade relativa do ar tem estado constantemente abaixo dos 30%, tendo se agravado nesta semana, ao ficar abaixo dos 11%, índice equivalente ao registrado no deserto do Saara, na África.
Os números são da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro. Necessário lembrar que a umidade ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é de 60% e, segundo o pneumologista Márcio Padovani, o tempo seco associado à baixa umidade pode provocar vários danos à saúde.

Incêndio no Parati II atinge 70% de mata
Cerca de 70% de mata em 2 alqueires foi atingida por incêndio ocorrido na manhã de quarta-feira (30), próximo ao Parati II, zona Norte da cidade. Segundo o diretor operacional da Defesa Civil, Luciano da Silva, o incêndio começou às 10h45 e acabou às 13h15. Além da Defesa Civil, o combate recebeu apoio da Brigada de Incêndio da Granol e, ao final, do Corpo de Bombeiros, que estava em atendimento a outra ocorrência.
O diretor operacional não descarta a possibilidade de que o incêndio tenha sido criminoso: “90% dos incêndios têm sido. Hoje a temperatura atingiu 38°C, o que também é um agravante”.

(…)

Leia mais na edição nº 10172, de 31 de agosto e 1º de setembro de 2017.