
Na sexta-feira (14) o Estado de São Paulo iniciou vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Nesta segunda (17), a Prefeitura de Bebedouro divulgou local e data para aplicação do imunizante em crianças com comorbidades e deficiências, como início da campanha.
Para receberem a dose, crianças devem estar acompanhados de responsáveis, com exames, relatórios médicos ou prescrições que constatem comorbidade ou deficiência. (Confira lista de comorbidades aceitas pelo Ministério da Saúde ao fim da matéria).
Pela logística da aplicação, o local escolhido para vacinação destas faixas etárias foi a E.E Paraíso Cavalcanti. “Temos que ter mais precaução com a vacinação infantil, para não haver problemas com as doses de adultos. Então, escolhemos este local”, explica Thais Teixeira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Na terça (18), recebem a vacina crianças com 11 anos; na quarta (19), 10 anos; na quinta (20), 9 anos e na sexta (21), 8 anos. No local, a vacinação será a partir das 17h e vai até às 20h.
Atualização da pandemia
Bebedouro registrou 114 novos casos positivos de Covid-19 no fim de semana, segundo boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (17). Com o acréscimo, a cidade já registrou 13.151 casos desde o começo da pandemia. São 367 pessoas positivadas em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica e 36 aguardando resultados de exames. O total de mortes permanece em 340 desde 4 de outubro de 2021.
A taxa de ocupação na UTI do Hospital Estadual era de 45%, com nove pacientes internados em estado grave, dos 20 leitos disponíveis. Na enfermaria, eram cinco (25% dos 20 leitos disponíveis). Na rede privada, três pacientes graves estavam internados na UTI e cinco na enfermaria.
Confira lista de comorbidades;
Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonante e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Sindromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doença da Aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Talassemia; Síndrome de down; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio três; Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; Doença cerebrovascular; doença renal crônica; Imunosuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Cirrose Hepática; Hiv.