Biblioteca Municipal Cel. Raul Furquim: origens e trajetória

José Pedro Toniosso

0
7
Inauguração da Biblioteca Municipal em 9 de outubro de 1948. Foto: Acervo do Departamento Municipal de Cultura

A expectativa pela criação de uma Biblioteca que fosse acessível a todos os cidadãos bebedourenses surgiu desde as primeiras décadas do século passado, sendo frequente algumas notas na imprensa local apelando para sua criação.

Em 1922 a diretoria da Associação Atlética Internacional lançou uma campanha para ampliar um pequeno acervo que existia em sua sede, apelando por doações de obras literárias ou de caráter científico, no que foi atendida por vários colaboradores.

Entre outras publicações, destacamos a que inserida na edição de 4 de fevereiro do ano seguinte: “A ideia da creação de uma bibliotheca publica nesta cidade, em boa hora lembrada, já está produzindo os seus primeiros fructos. Ella encontrou o apoio incondicional da parte culta da nossa população, e os donativos em livros, valiosos e raros, continuam a affluir, fazendo crer que em muito breve tempo a bibliotheca seja uma das mais completas do Estado. Esse acolhimento que teve a bela ideia bem demonstra a cultura da população bebedourense, que bem pode ser considerada uma das mais elevadas do paiz, motivo porque nos congratulamos com o nosso povo, e com os que levaram a effeito essa iniciativa”.

No entanto, apesar do entusiasmo inicial, no decorrer dos anos o intento arrefeceu e a esperada abertura daquela biblioteca não se concretizou, fazendo com que a imprensa continuasse a cobrar a criação de uma biblioteca pública, como fez a Gazeta de Bebedouro na edição de 10 de março de 1929:

A despeito de nossa incontestavelmente adeantada cultura, Bebedouro vem de há tempos ressentindo-se de uma tão grava lacuna (a criação de uma biblioteca pública), aliás já preenchida previdentemente por outros núcleos de população menos adeantados. É grande a elite intelectual desta cidade”.

Enquanto não surgia uma biblioteca pública, outras surgiram, porém, vinculadas a instituições educacionais como Ginásio Municipal, Colégio Anjo da Guarda ou Escola Comercial, mas todas restringiam o acesso ao público específico a ela vinculada.

Foi somente em 12 de fevereiro de 1943 que ocorreu a criação da “Biblioteca Municipal de Bebedouro”, por meio do Decreto Lei no. 34, assinada pelo prefeito Joaquim Alves Guimarães. Sua inauguração ocorreu em 27 de maio do mesmo ano, instalada no salão nobre da Prefeitura Municipal.

O acervo inicial possuía menos de uma centena de exemplares, sendo todos acomodados em uma estante apenas. Cerca de dois anos depois havia quase duas mil obras na Biblioteca, sendo parte dos livros fornecidos pelo Governo do Estado ou adquiridos pelo município, mas a maior parte era resultado das doações feitas pelos munícipes, entre eles os Dr. Zacharias Bahia, que destinou por testamento quase 600 obras, após seu falecimento.

Em 7 de maio de 1948, por meio da Lei Municipal no. 11, o prefeito Quito Stamato fez a doação de todo o patrimônio da Biblioteca Municipal para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo transferidas as instalações para a sede da Agência de Estatística Municipal situada no piso superior do Palacete Zaccarelli. Inaugurada em 9 de outubro, passou a ser denominada “Biblioteca Pública Cel. Raul Furquim”.

Permaneceu no mesmo local até o ano de 1979, quando já desvinculada com a Agência de Estatística, foi instalada no piso superior do edifício localizado na rua Prudente de Moraes, no. 313, esquina com a Cel. João Manoel. Nova mudança de endereço ocorreu em 30 de abril de 1996, quando foi transferida para o andar superior do prédio do antigo Fórum, na Praça Nove de Julho, onde permaneceu por cerca de dez anos.

Em dezembro de 2007 foi inaugurado o denominado “Espaço Cultural Waldemar Antônio de Mello”, localizado na rua Dr. Brandão Veras, no. 509, reunindo no mesmo local todo o acervo da Biblioteca Municipal, Pinacoteca Municipal e Museu Histórico de Bebedouro, além de abrigar exposições itinerantes de pinturas, fotografias e outros tipos de expressão cultural.

Depois de permanecer fechada por vários meses, a Biblioteca Municipal retomou as atividades em junho de 2018 em construção histórica localizada na Praça José Stamato Sobrinho, no. 129, ao lado da Prefeitura Municipal. Em 2023, ocorreu outra mudança de endereço, sendo instalada em uma sala localizada no interior da Faculdade Municipal – Imesb, com acervo bibliográfico bastante reduzido.

(Colaboração de José Pedro Toniosso, professor e historiador bebedourense  www.bebedourohistoriaememoria.com.br).

Publicado na edição 10.914, de sábado a terça-feira, 5 a 8 de abril de 2025 – Ano 100