
Projeto percorrerá cerca de 10 mil km das regiões sucroalcooleiras do Brasil.
O Sindicato Rural de Bebedouro sedia na quarta-feira (12), das 14h às 17h, “Caminhos da Cana” evento para reunir produtores de Bebedouro e região com objetivo de disseminar informações sobre o setor sucroenergético.
A promoção é da Canaoeste com apoio da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) e patrocínio da Bayer CropScience e da Case IH.
O evento contará com palestra do professor da USP, Marcos Fava Neves, comandante da expedição “Caminhos da Cana” e sócio do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia), quem organizou as iniciativas do projeto.
Iniciada em junho deste ano, a 2ª edição do “Caminhos da Cana” vai percorrer aproximadamente 10 mil km das regiões sucroalcooleiras do Brasil para conversar com mais de três mil produtores de cana-de açúcar e agentes do setor. Nesta edição, o projeto tem como temática turbinar o etanol, inspirado por um carro turbo, movido ao combustível derivado da cana-de-açúcar, que será usado durante a campanha.
Na edição passada, a ação mostrou que o PIB Setorial do segmento foi de US$ 107,72 bi, gerou 613 mil empregos diretos e a arrecadou US$ 8,52 bi em impostos agregados.
Fava Neves diz ser necessário buscar alternativas para que a produtividade da cana alcance os três dígitos, porque os custos de produção explodiram e os índices agrícolas só caem, se considerados os últimos 10 anos: “Tem um conjunto grande de iniciativas que precisam ser feitas”, alegando que o lado do Governo resume-se à agenda tradicional de valorização do combustível renovável, em detrimento do fóssil, ter um tratamento tributário mais privilegiado e valorizar a cogeração de energia. “A situação em que o Brasil se encontra, ficou tão ruim agora que é praticamente inevitável que o Governo não olhe para o setor de cana”.
O presidente da Canaoeste e Orplana, Manoel Ortolan, enfatiza que é essencial traçar um plano para os próximos anos para o fortalecimento da associação e o projeto indicará novas diretrizes neste sentido: “As coisas mudaram muito, o País está mudando e o setor canavieiro também, pois passa por um processo de concentração atualmente, por isso a necessidade da modernização”, ressaltando que o plano estratégico com 19 projetos de melhoria, resultado da primeira etapa do “Caminhos da Cana” já começou a ser implantado na Orplana, com a contratação do engenheiro agrônomo Celso Albano de Carvalho para ser o novo gestor executivo da entidade.
O encontro terá duas etapas, na parte da manhã acontece reunião fechada com produtores da região e diretoria das associações. No período da tarde, a palestra sobre a conjuntura econômica e o agronegócio brasileiro.
Além das informações atualizadas sobre o setor sucroenergético, os participantes levam para casa o livro de mesmo nome do projeto “Caminhos da Cana” – cujo autor é Marcos Fava Neves – e participam de uma pesquisa que servirá de parâmetro para a conclusão do projeto, revelando como anda o setor nesta safra.