
No final de semana, Bebedouro registrou quatro novos pacientes com diagnóstico positivo da Covid-19. Boletim da Vigilância Epidemiológica desta segunda-feira (10) indica que são 33 casos confirmados, sendo que destes, 10 são moradores da microrregião.
Os pacientes com diagnóstico negativo subiram para 130, dois a mais que na sexta (8), sendo 25 deles, da região. Ainda de acordo com o boletim, nove suspeitos aguardam resultados e outros 16 estão recuperados do novo coronavírus. No total, são 173 notificações da doença na cidade, somadas desde 17 de março.
Há quatro internações em enfermarias dos hospitais de Bebedouro, sendo um na Unimed e três no Hospital Municipal. Não há pacientes suspeitos ou confirmados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), segundo o levantamento.
Taxa de isolamento
O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que Bebedouro ocupa o 3º lugar no ranking entre as cidades com os índices mais altos do estado.
Na sexta (8), Bebedouro apresentava índice de 53%, considerando o movimento de clientes no comércio pela proximidade do Dia das Mães e por ser o 5º dia útil do mês. No sábado (9), o isolamento aumentou para 59%, ocupando o 4º lugar no ranking estadual. Já no domingo (10), Dia das Mães, o índice cresceu para 65%, colocando a cidade em 3º lugar dentre as 20 melhores cidades.
No comparativo com outras seis cidades da região, acompanhadas pela Gazeta, Bebedouro continua na frente, sendo a única a aproximar-se do valor ideal apontado pela Secretaria Estadual de Saúde, de 70%.
Sertãozinho entrou para o ranking das cidades bem colocadas, com índice que variou de 47% para 60% entre sexta e domingo; nos três dias, Barretos passou de 42% para 54%; Jaboticabal variou de 41% para 51% no final de semana; Matão passou de 41% para 48%; já São José do Rio Preto e Ribeirão Preto estão entre as cidades com menor índice do estado: Rio Preto variou de 38% para 48%, enquanto Ribeirão passou de 37% para 47%.