
Bebedouro já contabiliza oito casos suspeitos de coronavírus, segundo a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. Do total, são sete adultos e uma criança, todos infectados fora do país ou por contato com algum infectado fora da cidade, caracterizando-se como contaminação externa.
A Vigilância afirma ainda que todos os suspeitos estão em isolamento domiciliar junto a suas famílias, sendo monitorados por enfermeiros e médicos da coordenadoria.
O Covid-19 já infectou 209 mil pessoas em todo o mundo, causando 8.778 mortes até agora. No Brasil, são 904 pessoas contaminadas e 11 mortos. Em São Paulo, são cinco mortes e 286 casos confirmados até o início da tarde de sexta-feira (20).
Novas medidas
O prefeito Fernando Galvão assinou na sexta-feira (20), novo decreto municipal com medidas de contingência para evitar a propagação do vírus, suspendendo o funcionamento de mercados municipais, shopping centers lojas do comércio, galerias, feiras, academias, templos religiosos, salões de festas, restaurantes e bares. As exceções são farmácias, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, hotéis, lojas pet e lavanderias que permanecerão abertos. Cemitério e Velório funcionarão em horário especial.
No estado
O governador João Doria anunciou na sexta-feira (20), estado de calamidade pública em todas as regiões de São Paulo. A medida assegura que o governo possa elevar gastos acima dos limites legais, para o enfrentamento da emergência global.
Também foi suspenso o atendimento presencial nos serviços públicos considerados não essenciais, de sábado (21) a 30 de abril, incluindo parques, equipamentos esportivos, cursos de qualificação, escritórios regionais, além do Poupatempo, Detran e unidades de atendimento da Sabesp. O atendimento está mantido por sites, e-mails e telefones.
Doria anunciou também acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), para que as unidades de redes ofereçam álcool gel a preço de custo em todo o estado. O limite máximo por pessoa será de dois frascos.
Censo demográfico
O IBGE anunciou que o Censo demográfico foi adiado para 2021, mediante o avanço do coronavírus. O próximo censo terá como data referência 31 de julho de 2021 e a coleta de dados deve acontecer entre 1º de agosto de 31 de outubro do próximo ano. O concurso com 208 mil vagas para recenseadores foi suspenso.
Legislativo
A Câmara Municipal cancelou o atendimento ao público a partir de segunda-feira (23). Os funcionários estão em regime de sobreaviso. Apenas serão mantidas as sessões ordinárias de vereadores, com número reduzido de funcionários e sem a presença da população.





