Confirmado segundo caso de varíola dos macacos em Bebedouro

Paciente, homem de 37 anos está em isolamento domiciliar, sendo acompanhado por infectologistas da Vigilância.

0
157

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o segundo caso do vírus monkeypox, causador da doença conhecida como varíola dos macacos, na segunda-feira (22).  Trata-se de homem, 37, que está em isolamento domiciliar, sendo acompanhado por infectologistas da Vigilância Epidemiológica.

A secretária da Saúde, Silvéria Larêdo, informa que o paciente passa bem e que, recentemente, viajou para a capital paulista. “É importante que a população tome todos os cuidados para evitar a transmissão da doença, em especial, o contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele. Quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde, a UPA ou a Vigilância Epidemiológica. Toda a equipe, médicos e enfermeiros foram capacitados para identificar a doença”, informa.

O boletim do Ministério da Saúde informa que até domingo (21), o Brasil tinha 3.788 casos confirmados, superando Reino Unido e Alemanha, com 3.081 e 3.266 casos, respectivamente. Os Estados Unidos têm mais de 14 mil casos, e na Espanha contabilizava-se 5.792 infectados até a semana passada.

Saúde divulgará boletim da Covid-19 semanalmente

Desde o começo da pandemia, a Secretaria de Saúde, disponibiliza boletins diários sobre os casos de Covid-19, na cidade. Com base nestes dados, a Gazeta de Bebedouro informa seus leitores da evolução da doença.

 

Vacinação – Na Feira livre não há mais espera para vacinação. Na tenda, no domingo (21), na maior parte do tempo, só estavam enfermeiras. (Foto: Gazeta)

 

A secretária da Saúde, Larêdo, informou à Gazeta, que a partir desta semana, o boletim será divulgado semanalmente: “Hoje, temos registrado casos da doença em número inferior ao do início da pandemia. Portanto, faremos boletim semanal, com informações sobre Covid, dengue, zika vírus, chikungunya e monkeypox. É claro que, se por ventura, houver aumento significativo, iremos divulgar um boletim extraordinário com as informações”, explica.

A secretária volta a alertar a população sobre a importância das doses de reforço: “Com o passar do tempo, a proteção da primeira dose vai diminuindo e por esta razão foram criadas as doses adicionais. Em virtude da imunização, os casos da doença estão mais leves, mas é válido ressaltar que se trata de uma doença grave. Portanto, pedimos à população que procure uma unidade básica de saúde mais próxima da sua casa para tomar a dose de reforço. Para os maiores de 40 anos e profissionais da saúde estamos aplicando a 4ª dose”, enfatiza.

De 1 a 7 de agosto, foram 247 casos de Covid, média diária de 35 casos. De 8 a 14 agosto, foram 168 casos, média de 24 casos por dia. De 15 a 21 agosto, foram 133 casos, média diária de 19 casos. Foram 548 casos nas três semanas, com média diária de 26 casos. Em igual período do mês de julho foram 1.002 casos, com média de 47,7 casos diários. Queda de 45,5% de um mês para o outro.

Vacinômetro – Atualizado pelo Governo de São Paulo na terça-feira (23), o vacinômetro apontava 69.744 pessoas vacinadas com a primeira dose em Bebedouro (89,93% da pop.); 66.380 (85,59% da pop) e 45.361 (58,49% da pop) foram imunizadas com as doses adicionais.