Congresso Internacional de Operações Policiais

Rogério Valverde

0
113

Com investimentos significativos em segurança pública, a cidade de Bebedouro vem se destacando no interior paulista como uma das cidades mais tecnológicas nesse quesito, tornando-se referência no combate à criminalidade de forma eficaz e inteligente. Fato é que várias autoridades de inúmeras cidades têm visitado Bebedouro para conhecer o inovador sistema que une segurança pública e gestão numa só ferramenta.

A junção de tecnologia, treinamento, viaturas e armamentos faz da cidade a mais segura da região, se comparado a outras do mesmo porte.

Mas o reconhecimento e a curiosidade de autoridades sobre o sistema ultrapassam fronteiras e justamente por hoje Bebedouro integrar um grupo seleto de cidades que possuem tecnologia de ponta no combate a criminalidade é que estará presente no Congresso Internacional de Operações Policiais.

O chamado COP (Congresso de Operações Policiais) é o maior evento em segurança pública da América Latina, oportunidade em que há troca de experiências, fomentos de novos negócios e parcerias, além de estreitar os laços com todas as forças de segurança nacionais e internacionais.

No ano de 2023, o COP ocorrerá em São Paulo, capital e, visando aprimorar a gestão pública e melhorar o desempenho da Guarda Civil Municipal, a cidade de Bebedouro estará presente, levando informações do SIS (Sistema Integrado de Segurança) bem como participando de reuniões, palestras e oficinas.

Com o avanço da cidade em diversas áreas, Bebedouro absorve demandas regionais, como, por exemplo, na saúde com o Hospital Regional, na defesa civil que atende municípios da região, no turismo já que é comum nos finais de semana observarmos uma “invasão” de veículos de nossa região entrando na cidade e desfrutando dos ambientes públicos e privados de entretenimento, como o Sambódromo, Parque da Família, Parque das Águas, Museu Bebedouro, o shopping, a região do lago, bares e restaurantes.

Com isso, para que todos possam estar em nossa cidade com tranquilidade e segurança, é que os investimentos não param e a atuação e integração com todas as forças de segurança é primordial.

Em recente julgamento no STF, o ministro Alexandre de Moraes destacou que “a realidade exige maior entrosamento dos diversos órgãos governamentais no combate à criminalidade violenta e organizada, à impunidade e à corrupção, e, consequentemente, há a necessidade de maior união dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, no âmbito de toda a Federação. É necessária a soma inteligente de esforços institucionais para combater as organizações criminosas, a criminalidade violenta e a corrupção, que, lamentavelmente, ceifam milhares de vidas todos os anos e atrapalham o crescimento de nosso país”.

Desta forma, uma vez que as Guardas Civis Municipais integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), por merecimento estará no COP 2023 para que esteja cada vez mais preparada para garantir a segurança da cidade de Bebedouro e toda região.

(Colaboração de Rogério Valverde, advogado, secretário municipal de Segurança Pública).

Publicado na edição 10.795, quinta a terça-feira, 12 a 17 de outubro de 2023