
Vetores e Zoonoses planeja ação mais intensiva para o próximo mês, segundo coordenadora.
Uma criança de 8 anos faleceu na manhã de domingo (8), após ser vítima de picada de escorpião na zona rural de Bebedouro, segundo informações do Hospital Municipal, já tendo havido outros casos registrados na região. Segundo a coordenadora do Depto. de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, será feita ação mais intensa em dezembro.
A criança, residente no Assentamento Reage Brasil, teria sido atendida no Hospital Municipal, na manhã de domingo (8). “Foi feito atendimento, e pela gravidade do caso, solicitamos vaga de UTI. Às 9h ela foi transferida para Bauru, mas veio a óbito assim que chegou ao hospital”, explica chefe de enfermagem do HM, Ana Paula de Oliveira. Ainda sem informações sobre o sepultamento da criança, ela afirma que a mãe estaria retornando para Bebedouro na tarde de segunda-feira (9).
O caso mais recente ocorrido na região foi em Ibirá, a 40 km de São José do Rio Preto, onde menino de 4 anos faleceu após ser picado por escorpião, na noite de 2 de novembro. Os pais da criança teriam ingerido veneno após saberem da notícia, e o pai, de 40 anos, morreu na manhã de 3 novembro, sendo sepultado junto com o filho.
A Gazeta conversou com a coordenadora do Depto. de Vetores e Zoonoses, que afirma que em Bebedouro já ocorreram reclamações em alguns bairros da cidade. “No próximo mês realizaremos trabalho intensivo”, afirma Melanda, sem ter os detalhes do planejamento da ação.
Segundo a coordenadora, quando solicitado, o departamento realiza visita nos locais, havendo ou não dedetização. “Em alguns casos, o escorpião apareceu há vários dias, e não há necessidade. Temos um critério de avaliação, e fazemos trabalho preventivo e de orientação”, afirma.
Melanda alerta para que a população tome alguns cuidados, como manter ralos tapados, atenção às frestas de portas, observando que Bebedouro já é um território propício para escorpiões. “É importante que as pessoas façam as reclamações, para que possamos traçar nosso plano”, destaca, reiterando a ação que deve ser realizada no próximo mês.
Publicado na edição nº 9912, dos dias 10 e 11 de novembro de 2015.




