Em videoconferência, prefeitos conhecem diretrizes do Plano São Paulo

A partir de quinta-feira (7), decreto do governador João Doria torna obrigatório o uso de máscara em todo o Estado, ao se circular em espaços públicos.

0
348
Videoconferência – Prefeito Fernando Galvão foi um dos prefeitos que participou da reunião virtual com governador. (Divulgação/Governo de SP)

Fernando Galvão, juntamente com prefeitos de municípios com menos de 200 mil habitantes, reuniu-se com o governador João Doria em videoconferência, na segunda-feira (4), para conhecer as diretrizes do Plano São Paulo, atualizar-se sobre as medidas de combate ao novo coronavírus e a incidência de casos da doença no Estado de São Paulo.
O plano São Paulo prevê, a partir de segunda-feira (11), a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado, de forma setorizada e faseada, com possibilidade de reabertura de comércio e serviços não essenciais.

Novas diretrizes – Em videoconferência, prefeitos conhecem o Plano São Paulo que prevê a flexibilização da quarentena no Estado, de forma setorizada e faseada. (Divulgação/Governo de SP)

“As cidades que atingirem índices de isolamento satisfatórios e mantiverem estabilidade nestas taxas serão as primeiras a serem avaliadas no programa de flexibilização. Este será o ponto de partida”, afirmou o governador.
Além de João Doria, participaram da reunião Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, Patrícia Ellen, do Desenvolvimento Econômico, e José Henrique Germann, da Saúde.
“É importante ressaltar que ainda estamos passando pelo estágio de ascendência da curva de contágio. Precisamos planejar, mitigar e controlar este processo da incidência do vírus para que seja possível organizar uma retomada responsável das atividades”, destacou Marco Vinholi.
Obrigatoriedade: A partir de quinta-feira (7), será obrigatório o uso de máscara em todo o Estado de São Paulo por pessoas que circularem em espaços públicos. A regulamentação caberá às prefeituras, que definem fiscalização e aplicação de penalidades aos desobedientes.
“Já é obrigatório o uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado e agora estendemos isto a toda população, com o objetivo de proteger os brasileiros de São Paulo, para que tenham menos possibilidade de serem infectados ou irem a óbito”, declarou em coletiva, na segunda-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes, o governador.
O descumprimento à norma é infração prevista no Código Sanitário do Estado, no Código de Defesa do Consumidor e no Código Penal.
Dia das Mães: O governo de São Paulo divulga guia com dez sugestões de aplicativos que permitem a realização de chamadas por vídeo em grupo, com foco nas celebrações pelo Dia das Mães, comemorado no domingo (10).
João Doria tem reiterado recomendações de que as pessoas fiquem em casa em isolamento social, principalmente durante feriados e datas comemorativas, quando as famílias costumam se reunir ou viajar. Segundo ele, a medida é imprescindível para reduzir a curva de contágio da Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde.
“Sabemos que neste momento, não será possível que as famílias se reúnam para celebrar o Dia das Mães, uma data tão importante para todos. Estamos disponibilizando este guia para facilitar o acesso aos aplicativos e possibilitar que as pessoas se encontrem virtualmente com suas mães para amenizar a saudade”, enfatiza o secretário de Comunicação, Cleber Mata.
O guia reúne os dez principais aplicativos de videochamada ou videoconferência disponíveis para dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS e para computadores. Todos os programas são listados com um passo a passo que ensinam o uso de forma didática e intuitiva.
O material também contém orientações e dicas do Procon-SP aos consumidores, ao fazer compras pela internet para o Dia das Mães. É preciso pesquisar se a empresa é confiável, além disso, deve apresentar seus dados em local de destaque (endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome). Também é aconselhável imprimir ou salvar os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido. Em compras feitas pela internet, o consumidor pode desistir no prazo de sete dias, a contar da data da compra ou da entrega do produto, com a devolução de todas as quantias pagas.
Doações: A campanha do Estado com a iniciativa privada já arrecadou até o momento, R$ 577,7 milhões em doações ao combate ao novo coronavírus.
As doações das últimas duas reuniões por teleconferência realizadas em 27 de abril e 4 de maio somam R$ 77,7 milhões e são ações de 28 empresas ou entidades por meio de recursos financeiros, produtos e serviços. Ao todo, as doações também arrecadaram alimentos, produtos de higiene, equipamentos hospitalares e de proteção individual para profissionais da saúde e das forças de segurança, entre outros materiais.
“Com a perda econômica de receitas como do ICMS precisamos destes recursos. E o compromisso é priorizar ações voltadas ao combate do coronavírus com uma parte significativa das doações arrecadadas em dinheiro, destinadas às ações de promoção social como doações de cestas básicas e higiene”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

 

Publicado na edição nº 10483, de 6 a 8 de maio de 2020.