
Centenas de empresas foram abertas nos últimos meses e melhor, muitas não fecharam após um ano de funcionamento.
Nada tão acertado quanto o slogan “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”. Foi em Bebedouro que Amador Aguiar iniciou sua carreira profissional e construiu o Bradesco, um dos maiores bancos do país. Também foi nesta terra que José Cutrale, pequeno agricultor, iniciou seu império internacional do suco de laranja.
A boa notícia é que conforme dados da Prefeitura de Bebedouro, desde o ano passado, mais de mil empresas foram abertas na cidade. Desde grandes empreendimentos como a nova concessionária de veículos Ford, até pequenas lojas de roupas e oficinas.
Porém, para quem tem noções mínimas de administração pública, a abertura de uma empresa é a coisa mais fácil do mundo, apesar de burocrática. O mais difícil é conservar o empreendimento após tempestades como, queda do faturamento, troca de funcionários, concorrência desleal, sentimento de frustração e insegurança que todo micro empresário sente, mas não confessa.
O ideal seria que antes de abrir seus empreendimentos, todos passassem por cursos de capacitação do Sebrae ou Senac para receber noções mínimas de gestão de negócios. Isto reduziria muito, os riscos de procedimentos errados que colocam fim na viabilidade de tantas empresas.
Alguns irão dizer que Silvio Santos, Amador Aguiar e José Cutrale não fizeram cursos de capacitação. Mas basta olhar para a história de cada um para descobrir que ao longo das trajetórias, estes empresários sempre buscaram capacitação e profissionalizaram seus empreendimentos.
No perfil das empresas novas, muitas são prestadoras de serviço, dos ramos alimentícios e de vestuário, que têm clientela na região.
Os números do empreendedorismo são uma ótima notícia para Bebedouro, porque a cidade passou anos, na vã esperança de que novas fábricas viessem para a cidade. Infelizmente, isto não aconteceu, mas Graças a Deus, ninguém ficou de braços cruzados. O novo retrato econômico de Bebedouro começa a se firmar devagar, mas de forma sólida, caminhando para seu desenvolvimento econômico.
Publicado na edição nº 9600, dos dia 21, 22 e 23 de setembro 2013.