
A falta de Vitamina B12 está relacionada a muitas doenças e problemas de saúde, segundo pesquisas realizadas em diferentes países. Por isso, é recomendado verificar e manter os níveis ideais do nutriente no organismo.
Em contrapartida, o que se percebe é que a deficiência da vitamina é subdiagnosticada em muitos casos, por mais que seja uma questão bastante comum. Diante disso, é apontada como uma epidemia silenciosa em estudos.
Conheça a importância da Vitamina B12, as doenças relacionadas com a deficiência, os motivos pelos quais os baixos níveis do nutriente acabam não sendo diagnosticados.
O que é a Vitamina B12 e por que você precisa dela?
A vitamina B12 trabalha em conjunto com o Folato na síntese de DNA e das células vermelhas do sangue. Também está envolvida na produção da bainha de mielina em torno dos nervos e na condução de impulsos nervosos. Você pode pensar no cérebro e no sistema nervoso como um grande emaranhado de fios. A mielina é o isolamento que protege os fios e os ajuda a conduzir as mensagens.
Sintomas da falta de Vitamina B12
Anemia perniciosa, fadiga, fraqueza, desequilíbrio, confusão mental, irritabilidade e tristeza, problemas com a memória, complicações para enxergar, falta de ar e de apetite, associação a doenças mentais, como demência.
Falta de Vitamina B12
A deficiência do nutriente ocorre em quatro fases, começando com a diminuição dos níveis sanguíneos de vitamina (fase 1), progredindo para baixas concentrações celulares da vitamina (fase 2), aumento do nível de Homocisteina (aminoácido associado ao surgimento de doenças) no sangue e diminuição na taxa de síntese de DNA (fase 3), e , finalmente, a anemia macrocítica, caracterizada pelo aumento dos glóbulos vermelhos (fase 4).
Ainda muito antes de a anemia surgir, a deficiência de vitamina B12 prova vários outros problemas, incluindo fadiga, letargia, fraqueza, perda de memória e problemas neurológicos e psiquiátricos.
Por que a falta de Vitamina B12 é tão comum?
A absorção de vitamina B12 é complexa e envolve várias etapas. Veja algumas causas de má absorção: Disbiose intestinal (desequilíbrio da microbiota intestinal), intestino permeável e/ou inflamação do intestino, gastrites atróficas ou hipocloridria (baixa acidez estomacal), anemia perniciosa, medicamentos (Omeprazol, Pantoprazol, Famotidina, cimetidina, e outras drogas de supressão de ácido estomacal), álcool.
Isso explica porque a deficiência de B12 pode ocorrer mesmo em pessoas que comem grandes quantidades de alimentos ricos no nutriente.
Contudo, a deficiência da vitamina B12 é muito mais comum do que a maioria dos profissionais de saúde e o público em geral percebem.
45% da população com idade entre 26 e 83 anos apresentam níveis plasmáticos de Vitamina B12 na faixa normal baixa.
Envelhecimento X deficiência
Estimou-se ainda que a deficiência de B12 afete cerca de 45% das pessoas com mais de 50 anos de idade. É inteiramente possível que, pelo menos, alguns dos sintomas atribuídos ao envelhecimento “normal“ – tais como perda de memória, declínio cognitivo, diminuição da mobilidade etc – sejam, pelo menos em parte, causados pela deficiência de Vitamina B12.
Doenças relacionadas com a falta de Vitamina B12
A lista apresenta algumas condições clínicas que podem ter relações com a falta do nutriente: Alzheimer, demência, declínio cognitivo e perda da memória (coletivamente referidos como “envelhecimento“), a esclerose múltipla e outras desordens neurológicas, doença mental (depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose), doença cardiovascular, transtornos do aprendizado ou do desenvolvimento em crianças, desordem do espectro autista, doença autoimune e desregulação imune, câncer, infertilidade masculina e feminina.
Por que a falta de Vitamina B12 é tão subdiagnosticada?
Porque não é rotineiramente feito o pedido no exame de sangue. Falta de monitoramento para os remédios que depletam a Vitamina B12.
A extremidade inferior da faixa de referência de Laboratório é demasiadamente baixa. Muitas pessoas com deficiência de Vitamina B12, embora sintomáticas, têm os chamados níveis “normais“ deste nutriente.
Grupo de risco à falta de Vitamina B12: Vegetariano e Vegano; 50 anos ou mais (jovens também têm deficiência); Quem usa medicamentos que reduzem a acidez produzida pelo estômago; Pessoas que usam medicamentos para Diabetes como a Metformina; Pessoas com Doença de Crohn, Colite ulcerativa, doença Celíaca ou síndrome do intestino irritável; Mulheres com histórico de infertilidade ou aborto.
Olhem para a importância da Vitamina B12, será que o seu nível está realmente bom? Considerando que nível bom não é estar dentro do valor de referência do laboratório e sim dentro do quadrante superior do valor de referência.
A Clínica Farmacêutica pode te ajudar na suplementação e também te manter longe das doenças crônicas.
Saúde, Saúde, Saúde.
(Colaboração de Luiz Antônio da Assunção, farmacêutico bioquímico, com pós-graduação em acompanhamento farmacoterapia como também em gastroenterologia funcional e nutrigenômica. @luiz_assuncao_farmaceutico).
Publicado na edição 10.809, quarta, quinta e sexta-feira, 13, 14 e 15 de dezembro de 2023