
Em sua 27ª coletiva de imprensa sobre as medidas adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo, na segunda-feira (13), João Doria autorizou a contratação, em caráter emergencial, de 1.185 profissionais de saúde para incrementar o quadro das equipes de saúde dos hospitais estaduais, reforçando a assistência aos casos do novo coronavírus.
“São mais 1.185 profissionais que atuarão na saúde pública no Estado de São Paulo, ajudando os 645 municípios por meio dos hospitais e dos centros de atendimento à saúde”, disse o governador.
De acordo com Doria, 260 profissionais remanescentes de concursos públicos, sendo 210 enfermeiros e 50 fisioterapeutas, serão convocados por meio de publicação em Diário Oficial, começando a trabalhar a partir do dia 22 deste mês.
Além disso, foi aberto processo seletivo para 925 contratações por tempo determinado, somando 20 vagas de agente técnico de saúde para área de Assistência Social, 245 de médico na área de Clínica Médica, 30 de oficial de saúde e 630 de técnico de enfermagem, sendo que todos os cargos possuem vagas para pessoas com deficiências.
As inscrições começam na quarta-feira (15) e seguem até a próxima quarta (22), exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A contratação será pelo período de até doze meses. Não haverá cobrança da taxa de inscrição para a participação no processo seletivo.
Isolamento
Antes de abrir espaço para as perguntas dos jornalistas, João Doria informou que a taxa de isolamento social no Estado subiu no domingo (12), de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo.
“A boa notícia de segunda-feira (13). O esforço que fizemos no final da última semana e as orientações do Governo do Estado e das prefeituras que compõem os 645 municípios do Estado deu certo. Subimos de 47% para 59%, o isolamento social. Uma conquista da população, das pessoas de bem, da medicina, da Ciência e daqueles que querem a vida. Parabéns a todos que nos ajudaram a alcançar este índice”, agradeceu o governador.
Doações privadas
Doria anunciou também a arrecadação de R$ 367,6 milhões em doações da iniciativa privada, montante que será integralmente utilizado nas ações para o enfrentamento à pandemia do coronavírus.
“São doações de produtos, dinheiro e serviços para permitir o atendimento às camadas menos privilegiadas da população, sobretudo aquelas que vivem em comunidades. As doações são de 83 empresas, instituições, associações de classe e pessoas físicas. A todos, meu sincero agradecimento, como Governador do Estado de São Paulo, pelo gesto, pela atitude, pela solidariedade”, destacou Doria.