

Mais um ano chega ao fim e a Globo prepara seus indicados ao prêmio ‘Melhores do Ano’, com os destaques na teledramaturgia e no jornalismo, no ano de 2022. Dentre os indicados, pelo visto no decorrer do ano, era esperado a maioria das indicações para ‘Pantanal’, a grande repercussão dos últimos meses. No entanto, ficaram de foram grandes nomes de artistas que brilharam em 2022 e tudo para privilegiar a obra de Bruno Luperi que, mesmo assim, teve atores e atrizes injustiçados.
A começar pelo fato de que a emissora excluiu três categorias essenciais da premiação: ‘Ator e Atriz Mirim’ e ‘Ator Revelação’ e ‘Atriz Revelação’ que abririam espaço para mais nomes indicados e mais talentos valorizados, inclusive de ‘Pantanal’.
Como atriz de novela, concorrem Alanis Guillen, a Juma; Dira Paes, a Filó; e Isabel Teixeira, a Maria Bruaca, as três de ‘Pantanal’. Se a categoria ‘Revelação’ estivesse ativa, Isabel e Alanis deveriam estar nela, deixando a principal categoria de atriz livre para outros nomes que também brilharam na telinha em 2022, como Alinne Moraes, em ‘Um Lugar ao Sol’ e, na mesma novela, Andrea Beltrão.
Como ator de novela, concorrem Murilo Benício e Marcos Palmeira, por ‘Pantanal’ e Antônio Calloni, pelo vilão de ‘Além da Ilusão’. Bárbara Paz, Bella Campos e Camila Morgado concorrem como atriz coadjuvante. Não desmerecendo a Muda de ‘Pantanal’, mas a teledramaturgia teve mais destaques do que ela, que merecia estar concorrendo como ‘Atriz Revelação’.
Como ator coadjuvante, mais três indicações para ‘Pantanal’, Osmar Prado, Juliano Cazarré e Silvero Pereira. Como ‘Melhor Novela’, concorrem ‘Pantanal’, ‘Além da Ilusão’ e ‘Mar do Sertão’. Na categoria música do ano, concorrem ‘Vermelho’, de Gloria Groove; ‘Maldivas’ de Ludmilla e ‘Dengo’ de João Gomes. Neste ano, assim como em 2021, também não tem mais a categoria cantor e cantora do ano.
Como atriz de série, concorrem à votação popular, Marjorie Estiano por ‘Sob Pressão’, Luiza Arraes por ‘Cine Holliúdy’ e Alice Wegmann por ‘Rensga Hits’. Como ator de série estão indicados, Júlio Andrade por ‘Sob Pressão’, Edmilson Filho, de ‘Cine Holliúdy’ e Marcello Melo Jr de ‘Arcanjo Renegado’. Na categoria melhor série, as indicadas são ‘Sob Pressão’, ‘Arcanjo Renegado’ e ‘Cine Holliúdy’.
No jornalismo, Renata Lo Prete, William Bonner e César Tralli concorrem ao troféu global, enquanto Tatá Werneck, Fábio Porchat e Paulo Vieira concorrem ao Troféu Paulo Gustavo, do humor. O público pode votar pelo Gshow.
Ficaram de fora, grandes atuações como Larissa Manoela que, brilhantemente, deu vida à protagonista de ‘Além da Ilusão’, assim como Rafael Vitti e Danilo Mesquita que também abrilhantaram a novela. Ainda na trama de Alessandra Poggi, Malu Gali e Paloma Duarte mereciam indicações. De ‘Pantanal’, Jesuíta Barbosa ficou de fora, assim como Guito e José Loreto, que foram bem com seus personagens. ‘Um Lugar ao Sol’, ‘Cara e Coragem’ e ‘Quanto Mais Vida, Melhor’, nem sequer foram lembradas na premiação.
Publicado na edição 10.720, de sábado a terça-feira, 10 a 13 de dezembro de 2022.