

Pesquisa do Procon-SP em convênio com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) revela alta de 0,13% no valor da cesta básica do paulistano. O preço médio que em 30 de dezembro era de R$ 1.247,04 passou para R$ 1.248,61, em 31 de janeiro. O grupo Alimentação apresentou variação positiva de 0,60% e o de Limpeza, 0,10%; o grupo Higiene Pessoal apresentou variação negativa de 4,66%. A variação no ano é de 0,13% (base: dezembro/2022) e nos últimos doze meses foi de 13,51% (base: janeiro/22). Os produtos que mais subiram neste mês foram: batata (kg) 16,14% ; salsicha avulsa (kg) 11,38% ; arroz (5 kg) 6,28% ;feijão; carioquinha (kg) 5,25% ; macarrão com ovos (500g) 4,84%. E as maiores quedas foram: cebola (kg) -31,89% ; papel higiênico fino branco (com 4 unidades) -13,34% ; extrato de tomate (340/350g) -7,60% ; frango resfriado inteiro (kg) -5,23% ; limpador multiuso (500 ml) -3,29%. Dos 39 produtos pesquisados, na variação mensal, 21 apresentaram alta e 18 diminuíram de preço.
Carnaval
O Carnaval 2023 foi marcado pelas homenagens à Marília Mendonça, considerada eternamente a rainha da sofrência. Leo Santana, na sexta-feira (17), no Camarote de Salvador, emocionou a todos ao cantar “Apaixonadinha”, de Marília Mendonça. Já, no domingo (19), Gustavo Mioto cantou ‘Restrição Sentimental’ e ‘Impressionando os Anjos’. A homenagem foi um dos momentos mais marcantes.
Arrecadação
Após a tragédia que devastou várias áreas do estado de São Paulo, principalmente no litoral, a partir de hoje, os shoppings da Multiplan em São Paulo estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal, roupas, colchões e água mineral. Os itens doados estão sendo entregues ao Fundo Social do Estado de São Paulo e destinados às famílias atingidas pelas enchentes. As doações também podem ser feitas via Pix (a chave é o CNPJ da Gerando Falcões: 18.463.148/0001-28). O Ribeirão Shopping é um destes, em nossa região.
Conservatório
Atenção, artistas e estudantes de dança e de teatro, estão abertas as inscrições para interessados em prestar serviços como orientador artístico ou estagiar no Programa de Qualificação em Artes (PQA), realizado por Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. O chamamento está aberto desde 13 de fevereiro e vai até 5 de março. O Programa de Qualificação em Artes colabora com o aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro que não são da capital paulista, a fim de descentralizar a cena cultural e fortalecer os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do Estado. Os novos orientadores e estagiários irão acompanhar o trabalho dos grupos de dança e teatro nas cidades de atuação, em encontros presenciais e virtuais. Também vão ajudar na realização de workshops ou ações culturais distribuídos ao longo da edição. Para os artistas-orientadores serão 10 vagas para colaborar com os grupos de dança e 11 vagas para o suporte aos grupos de teatro. Os candidatos devem ter conhecimento em circuitos formais ou informais da educação, com domínio em técnicas e métodos, além de compartilhar conhecimentos a partir da própria experiência pessoal como criador e possuir trajetória profissional estruturada como artista, professor ou orientador. Já aos estagiários serão disponibilizadas 15 vagas em teatro e duas vagas em dança, e devem estar matriculados em curso de nível superior, de bacharelado ou licenciatura, em Teatro, Dança, Artes Cênicas, Artes do Corpo, Artes Visuais (Teatro/Dança), ou afins, em instituições autorizadas pelo MEC e/ou órgão competente (Conselho Estadual de Educação/Secretaria de Estado de Educação) no Estado de São Paulo.
Webinar
No próximo dia 27, a Fundação Getulio Vargas promoverá o webinar Como inovar e ser protagonista de uma nova realidade? O evento pretende chamar atenção para os desafios do novo cenário do mundo corporativo, onde o mindset com foco no protagonismo e no comportamento inovador são diferenciais para uma carreira de sucesso e realização pessoal. Os palestrantes são Edmarson Bacelar Mota, coordenador acadêmico e professor da FGV; Ana Ligia Finamor, coordenadora acadêmica na FGV, e Lucia Oliveira, professora e pesquisadora da FGV Ebape e coordenadora acadêmica na FGV.
Carros antigos
Os fãs de antigomobilismo podem se preparar para o som dos motores e o brilho das relíquias. O 4º Encontro e Exposição de Carros Antigos Campo de Marte acontece nos dias 11 e 12 de março, em São Paulo, com entrada gratuita para o público. A expectativa é de que mais de 1,8 mil automóveis dos mais variados modelos, entre clássicos, hot rods e caminhões, participem da exposição que será montada no Hangar 1 do Aeroporto Campo de Marte. O evento estima reunir de 20 mil a 25 mil pessoas, famílias, amigos, apaixonados e colecionadores de veículos antigos em dois dias de festa. Além da exposição, o encontro terá música ao vivo, praça de alimentação, área de venda de automóveis, feiras de peças, de antiguidades e de miniaturas. O evento vai oferecer ainda orientação jurídica de várias áreas e feira de saúde com medição de pressão, teste de glicemia e outros procedimentos.
A página Evidências traz momentos especiais

Publicado na edição 10.736 – De sábado a terça-feira, 25 a 28 de fevereiro de 2023










