

A 29ª edição da São Paulo Restaurant Week, que celebra os 15 anos desde o primeiro festival no Brasil, teve sua agenda estendida até o dia 23 de outubro. Com o tema “Releituras – Do clássico à originalidade brasileira”, os restaurantes participantes estão encantando milhares de paulistanos com opções que dão uma roupagem às receitas clássicas do país. As casas estão distribuídas por todas as regiões da cidade, com diversas opções de menus para o público escolher, em cinco categorias, no almoço ou no jantar: Burger Gourmet, Menu Tradicional, Plus, Premium e Diamond. Os valores começam a partir de R$ 39,90 para o Burger Gourmet e R$ 54,90 para os demais menus. Eles incluem entrada, prato principal e sobremesa, sendo que na categoria Burger, o cardápio traz hambúrguer e acompanhamento. Fernando Reis, idealizador da Restaurant Week no Brasil, explica que entre os objetivos do festival está a promoção do acesso à boa gastronomia, movimentando e assim aquecendo o mercado em um período de baixa sazonalidade, especialmente após os impactos das restrições impostas pela pandemia. Para saber as casas participantes, menu e localização, basta acessar o site do evento.
Outubro Rosa
A TRUSS, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, acaba de lançar a NET MASK Edição Especial Outubro Rosa, com um rótulo criado especialmente para a campanha, com o objetivo de sensibilizar os consumidores sobre a importância da prevenção à doença e com parte das vendas revertidas para o Hospital de Amor de Barretos. A instituição é o maior pólo de tratamento oncológico gratuito da América Latina, com sete unidades fixas de tratamento, 26 unidades fixas de prevenção e 42 unidades móveis de prevenção espalhadas por todo o Brasil, e conta com uma frente dedicada ao desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias contra o câncer. É o sexto ano consecutivo que a marca, presente em mais de 40 países, se engaja para criar uma ação que se reverta em ajuda e apoio às instituições sociais, comprometida em estar alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fomentando mais saúde e bem-estar para a sociedade. O produto escolhido neste ano é a NET MASK, para reparação capilar, que proporciona nanotecnologia para regenerar fios danificados, colaborando na reposição da massa proteica, além de recuperar a força, intensificar o brilho e a naturalidade dos fios. O produto pode ser adquirido no e-commerce da marca pelo link ou em perfumarias e salões de beleza em todo o Brasil. Em sua embalagem está a frase: “A TRUSS apoia o desenvolvimento de pesquisa em oncologia” e conta com o logo do hospital e do laço que simboliza o Outubro Rosa.
Beleza
A Beleza na Web, maior plataforma digital de beleza do Brasil, do Grupo Boticário, escolheu a influenciadora, youtuber e atriz Gessica Kayane para ser o rosto da festa de comemoração do aniversário de 15 anos da marca. Dona de uma das festas mais memoráveis dos últimos tempos, Gkay será a estrela da noite e participará das ativações da celebração, que acontece ainda este mês, em São Paulo. Além da artista, a festa será marcada pela presença de grandes nomes da internet, como Mari Saad, Brigitte Calegari, Nah Cardoso e Pri Caliari, como parte do squad da marca, e ainda com a presença ilustre de experts renomados do mercado da beleza. O evento contará com diversas ativações interativas que promovem experiências de descobertas, como uma leitura de astrologia e uma batalha artística, além de drinks, DJs e muitas surpresas. Os convidados também serão surpreendidos na entrada com um Purple Carpet, onde serão abordados por Rica Benozzati e Yohan Nicolas, personagens de um grande programa de entretenimento, e questionados sobre as apostas de beleza e moda para o look da festa.
Inclusão
É possível utilizar a matemática para discutir temas presentes no dia a dia como inclusão, diversidade e preconceito? A escritora e pedagoga Liliane Mesquita mostra que sim. No livro ‘Qual é a sua forma?’ as formas geométricas ganham vida em uma história que explora a sensibilidade e a imaginação das crianças para fomentar o respeito às diferenças.
Dirigido especialmente para leitores em formação, de seis a dez anos, a obra conta a história de um círculo amarelo que precisa se disfarçar para ser aceito pelos moradores de UniCidade. Afinal, lá só viviam triângulos vermelhos e quadrados azuis. Era até difícil de distingui-los, tamanha a semelhança. O círculo amarelo sentia ser apenas mais uma forma repetida entre tantas outras, mas tinha medo da rejeição. Ao encarar a comunidade, expor seus sentimentos e decidir se mostrar para todos como é de verdade, o protagonista oferece a necessária reflexão para uma situação muito presente entre as crianças: o bullying. Com a leitura própria ou feita pelos pais ou cuidadores, ‘Qual é a sua forma?’ também estimula reflexões que vão além do ambiente escolar, como o respeito às singularidades e o apoio incondicional a todas as formas de ser e sentir. Além de escritora, com três livros publicados e mais dois a caminho, Liliane Mesquita desenvolve projetos de estímulo à leitura em Duque de Caxias, onde atua como Orientadora Educacional e Dinamizadora de Leitura. Formada em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional, a carioca é, ainda, contadora de histórias e tem como missão fazer a leitura chegar aos menos favorecidos.
Compositores
A União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, criou o Prêmio UBC em 2017. Na estreia, o homenageado foi Gilberto Gil. Nos anos seguintes, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna e Djavan receberam a honraria. Agora, o Prêmio do Compositor Brasileiro segue em boas mãos. Alceu Valença é um dos artistas mais importantes da música brasileira. Aos 76 anos, Alceu preserva na poesia de cada verso e na energia que entrega em cada apresentação, o espírito do jovem criativo e inquieto que, aos 23 anos, desistiu da carreira de advogado e jornalista que trilhava no Recife, para dedicar-se integralmente à música, sua maior vocação. Após mudança para o Rio de Janeiro, em 1971, o artista gravou seu primeiro disco no ano seguinte, ‘Quadrafônico’, inaugurando a parceria com Geraldo Azevedo. Mas foi em 1980, com o lançamento do arrebatador ‘Coração Bobo’, que Alceu ganhou as rádios de todo o Brasil, entrou para o panteão da MPB e de lá nunca mais saiu. Desde então, além do estilo único de interpretar as próprias canções, o talento autoral de Alceu também ganhou as vozes de intérpretes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Luiz Gonzaga, Ney Matogrosso, Alaíde Costa, Lenine e Os Paralamas do Sucesso. Entre os grandes hits do compositor estão músicas que entraram no imaginário da cultura popular brasileira como “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol”, “Coração Bobo” e “Táxi Lunar”.
Autor de 311 canções registradas na UBC, Alceu Valença fez do seu cancioneiro uma verdadeira enciclopédia de sonoridades, expressões artísticas e estéticas da música nordestina, especialmente a pernambucana. Sua obra não apenas reúne, mas apresentou a boa parte do Brasil, elementos do frevo, maracatu, baião, cocos e repentes. Aliando tradição e modernidade, Alceu construiu uma obra ao mesmo tempo simples e sofisticada, levando para o mundo a diversidade da cultura brasileira.
A página Evidências traz momentos especiais!
Publicado na edição 10.707, de sábado a terça-feira, 15 a 18 de outubro de 2022.