

Greve dos funcionários dos Correios foi encerrada na maioria das cidades do interior do Estado de São Paulo, incluindo Bebedouro, segundo comunicado divulgado na terça-feira (13) pela estatal.
Segundo os Correios, até às 18h, 24 dos 32 sindicatos de trabalhadores que haviam aderido à paralisação, iniciada na noite de domingo (11), decidiram encerrar o movimento. Outros quatro sindicatos não paralisaram as atividades. “Hoje, 96,5 mil empregados (o equivalente a 91% do efetivo total dos Correios) trabalharam normalmente”, informa a estatal.
A empresa informou ainda que na terça-feira o TS (Tribunal Superior do Trabalho) determinou a manutenção de efetivo mínimo de 80% dos trabalhadores em cada unidade, enquanto durar a greve.
Em comunicado, a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) disse que orientou pela volta ao trabalho, nesta quarta-feira (14), mantendo o estado de greve.
Segundo a Fentect, as medidas adotadas pela direção da estatal demonstram a “intenção clara de privatizar” os Correios. “Toda a postura da gestão da estatal demonstra a incompetência administrativa, na tentativa de acabar com o caráter social da empresa, buscando a sustentabilidade com base apenas no lucro”.
Em nota a Gazeta, a assessoria da estatal informa que todas as agências do interior de São Paulo estão abertas e com todos os serviços disponíveis. “Não houve qualquer prejuízo nos serviços de atendimento dos Correios do interior paulista. No último final de semana (10 e 11), os Correios já haviam colocado em prática seu Plano de Continuidade de Negócios, de forma preventiva, para minimizar possíveis impactos à população. O plano continua vigente até o fim do movimento”.