Greve parcial ocasiona filas enormes nos bancos

0
369

Os bancos iniciaram greve na terça-feira (6), em todo o País. Os bancários rejeitaram proposta de reajuste de 6,5% e abono de R$3 mil. A categoria reivindica 14,57% de aumento (9,57% de reposição das perdas com inflação e 5% de aumento real).
Em Bebedouro, funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica aderiram a paralisação integral. “Já nos bancos privados ocorreu paralisação das 10h às 12h, com atraso na abertura. Mas, nos próximos dias, as agências podem aderir à paralisação integral, o que será decidido em assembleia”, informa o diretor de relações intersindicais do Sindicato dos Bancários de Barretos e Região, Fábio Medeiros.
“Já ocorreram cinco rodadas de negociações e não chegamos num acordo. Eles alegam que, em virtude da crise, não podem nos conceder o reajuste e aumento real. Todos os bancos obtiveram lucros no ano passado. Se está ruim para eles, imagine para nós? A greve não tem data para se encerrar”, ressalta Medeiros.
A greve parcial de cinco agências e integral dos bancos públicos resultaram em enormes filas durante toda a terça-feira; e devem continuar a crescer, nos próximos dias. Para os aposentados do INSS que irão receber a primeira parcela do 13º salário até quinta-feira (8), a situação é desconfortável.
Em nota, a Fenabran (Federação Brasileira de Bancos) informa que os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.
Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.
Aposentados e pensionistas do INSS poderão retirar, como de costume, o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, segurados que recebem pela Caixa Econômica Federal terão opção de retirar o benefício nas lotéricas.

Publicado na edição nº 10032, de 7, 8 a 9 de setembro de 2016.