
Vale tudo na final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Em seus quase um século de funcionamento, a Gazeta de Bebedouro enfrentou períodos de exceção, ditaduras militares, perseguições políticas de todos os tipos. Mas a direção ficou surpresa com o último ataque, vindo da área mais inesperada: o esporte.
A quase 400 km de distância de Bebedouro, um suposto diretor do Assisense, de alcunha ‘Bahia’ apresentou uma capa falsa da Gazeta cuja pseudo manchete, teria provocado torcedores e jogadores de Assis.
O caso será levado à esfera policial porque falsificação e montagens deste tipo só podem ser feitas por criminosos. Dá para aceitar quase de tudo para ganhar uma competição, menos envolver quem está lá apenas para registrar os fatos profissionalmente.
Isto demonstra que é necessário criar regras mais rígidas na gestão dos clubes brasileiros. Recentemente, e de forma sábia, o Senado Federal aprovou lei, determinando que o presidente de clube poderá ser reeleito apenas uma vez. Isto vai ajudar na renovação de direções de entidades esportivas e promover novas lideranças. Muito bom, porque mesmo que o dirigente seja bom, se ele morre, carrega consigo toda sua experiência. Em pouco tempo, fecha-se o clube.
Ano que vem, acontece a tão esperada Copa do Mundo do Brasil. Infelizmente, as melhorias na infraestrutura não vieram como prometidas. Aeroportos estão do mesmo jeito e reza-se muito para que os estádios fiquem prontos pelo menos uma semana antes do início dos jogos.
Mas ainda dá tempo de implantar modernização no futebol, com a inevitável profissionalização. O Brasil precisa inspirar-se na gestão dos clubes europeus como Barcelona e Real Madrid que pouco ou nada dependem de recursos públicos. São máquinas de fazer gols e gerar receita com venda de produtos. Este patamar só alcançaremos ao execrarmos gente como esta que falsificou a Gazeta. Ou fazemos isto, ou viveremos neste eterno clima de futebol varzeano, onde quase tudo vale, principalmente, o amadorismo.
Publicado na edição nº 9601, dos dias 24 e 25 de setembro de 2013.