

Saiu oficialmente, no domingo (10), a lista dos indicados ao Melhores do Ano 2019, premiação da Rede Globo que acontece no ‘Domingão do Faustão’ todos os anos. Entre os finalistas, destaque para ‘A Dona Do Pedaço’ que recebeu nove indicações. Mesmo assim, a trama de Walcyr Carrasco não superou as 17 indicações de ‘A Força do Querer’, novela de Glória Perez, exibida em 2017.
Mais democrático
A democracia prevaleceu nas indicações deste ano. A novela das nove, apesar do estouro em audiência e repercussão, não saiu desbancando as demais produções da Globo. ‘Bom Sucesso’, atual novela das sete não ficou de fora e emplacou cinco indicações, incluindo Grazzi Massafera na categoria Atriz de Novela. Outra trama que está bem representada nesta edição da premiação é ‘Órfãos da Terra’, novela das seis exibida entre abril e setembro e que rendeu a Alice Wegmann a indicação na mesma categoria de Grazzi, como melhor atriz. Ao todo, a trama das seis conseguiu três indicações.
Mais democrático 2
‘Verão 90’ também foi contemplada. Cláudia Raia será premiada na categoria ‘Personagem do Ano’, por sua atuação na trama das sete, exibida entre janeiro e julho deste ano. Pela mesma novela, Jezuita Barbosa concorre como melhor ator de novela e Orlando Caldeira concorre como ator revelação, também por esta trama. No Jornalismo também ouve uma mudança singela, Renata Vasconsellos e Sandra Annenberg concorrem novamente, mas, desta vez, Maria Júlia Coutinho, a Majú, integra o trio de finalistas, dando um novo ar e desbancando Willian Bonner, sempre concorrente.
Ficou de fora
Apesar de mais democrático, o ‘Melhores do Ano’ deixou de fora ‘Espelho da Vida’, trama de Elizabeth Jhin que foi exibida até março deste ano. A trama merecia dar reconhecimento a grandes nomes como Vitória Strada, Alinne Moraes, Rafael Cardoso e João Vicente de Castro que deram show de talento nesta trama. ‘Éramos Seis’ também ficou de fora, a trama protagonizada por Glória Pires não ganhou nenhuma indicação e, provavelmente, não será reconhecida em 2020.
Ficou de fora 2
É de se esperar que alguns nomes fiquem de fora da premiação, levando em consideração que são apenas três finalistas para cada categoria. Nathalia Dill não está concorrendo ao troféu, mas merecia uma indicação pela Fabiana de ‘A Dona do Pedaço’. Gusttavo Lima ficou de fora da categoria melhor cantor de 2019, mesmo lançando músicas novas. Luan Santana que não fez o mesmo barulho, continua concorrendo ao troféu, assim como em todos os anos.
Publicado na edição nº 10444, de 15 a 19 de novembro de 2019.