

Como é de conhecimento geral, além do distrito-sede, o município de Bebedouro possui outros dois distritos, a saber, Botafogo e Turvínea, os quais foram criados em 31 de agosto de 1922, por meio do Decreto Lei no. 1.865, que também definiu as divisas territoriais de ambos.
No entanto, anteriormente a esta data, outro distrito esteve sob a jurisdição de Bebedouro, o então denominado Monte Azul, que deu origem ao vizinho município de Monte Azul Paulista.
Suas origens remetem a 29 de junho de 1896, quando Felipe Cassiano, Joaquim da Costa Penha e outros fizeram a doação de 25 alqueires ao patrimônio de São Bom Jesus, os quais faziam parte da propriedade, denominada Fazenda Avanhandava, que se localizava no território do município de Bebedouro.
Em 1º de junho de 1898 foi edificada uma pequena capela, em torno da qual gradativamente foram sendo construídas várias casas e se estabeleceram os primeiros comércios, formando um arraial que foi denominado de São Bom Jesus do Avanhandava.
Por meio do Ato assinado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Fernando Prestes de Albuquerque em 19 de fevereiro de 1900, o arraial torna-se Distrito Policial, e em 30 de dezembro de 1903, por meio da Lei Estadual no. 898, é criado o Distrito de Paz com a denominação de Monte Azul, sendo localizado no município e comarca de Bebedouro.
Em 23 de janeiro de 1902, São Bom Jesus do Avanhandava tornou-se freguesia, ocorrendo a instituição canônica de sua paróquia, que manteve as atividades religiosas na antiga capela, até que fosse construída a primeira Igreja Matriz, cujas obras tiveram início em 1907, sendo concluída cerca de dez anos depois.
A emancipação política-administrativa do distrito de Monte Azul ocorreu em 1914, por meio da Lei Estadual No. 1.443, de 22 de dezembro, assinada pelo Vice-Presidente do Estado em exercício, Carlos Eduardo Pereira Guimarães, quando então foram definidas suas divisas, após desmembramento do município de Bebedouro, o que resultou para este uma significativa perda de território e na arrecadação de tributos.
Entre 1914 e 1948 o município manteve a denominação “Monte Azul”, mas tendo em vista existir na época outro município no estado de Minas Gerais com o mesmo nome, foi necessária uma mudança. Após um curto período em que recebeu a denominação de Itassugui e Monte Azul do Turvo, o nome definitivo foi determinado por meio do Decreto Lei no. 233, de 24 de dezembro de 1948, que estabeleceu o nome de “Monte Azul Paulista”.
Apesar da emancipação política, no âmbito jurídico Monte Azul Paulista permaneceu sob a jurisdição da comarca de Bebedouro até sua elevação, que ocorreu somente em 30 de dezembro de 1953, por meio da Lei Quinquenal, assinada pelo governador Lucas Nogueira Garcez, com mudanças no quadro territorial, administrativo e judiciário do Estado de São Paulo.
A criação da nova comarca gerou perplexidade e protestos entre os bebedourenses, o que foi manifestado por meio de publicações na imprensa local, como o fez a Gazeta de Bebedouro, na edição de 27 de dezembro, em matéria sob o título “Criação inesperada da Comarca de Monte Azul Paulista, contrariando sábio parecer da Comissão de Divisão Administrativa e Judiciária”.
Na edição seguinte, novamente a Gazeta abordou o assunto e explicitou o descontentamento da comunidade: “Territorialmente falando, nossa comarca acaba de sofrer um desfalque que a torna uma das menores do Estado, com o risco de passar para entrância inferior pela diminuição sensível de seu movimento forense. Moralmente falando, a comarca de Bebedouro sofreu um desses abalos tremendos que ficam registrados na história como uma época em que o prestígio de seus políticos e de seu governo foi sobrepujado por negociatas entre interessados e deputados sem escrúpulos que aprovam ou desaprovam leis guiados apenas por mesquinhos interesses. ”
Mas os protestos de nada valeram pois em 27 de março de 1955 ocorreu a instalação da Comarca no Fórum local e a posse do primeiro juiz titular de Monte Azul Paulista. Quanto a Bebedouro, apesar da perda, foi contemplada com a construção de um novo edifício dedicado exclusivamente ao Fórum, localizado na Praça Nove de Julho e inaugurado em 3 de maio de 1958.
(Colaboração de José Pedro Toniosso, professor e historiador bebedourense, www.bebedourohistoriaememoria.com.br).
Publicado na edição 10.918, de sábado a terça-feira, 26 a 29 de abril de 2025 – Ano 100