

Celebrando o final do ano, o Teatro Bradesco transmitirá em seu canal do YouTube, o espetáculo de Natal do Bradesco, no Palácio Avenida, em Curitiba. Com o tema “As Cartas do Papai Noel – as inesquecíveis mensagens de Natal”, a 32ª edição do evento promete encantar todo o país com cenas emocionantes das apresentações deste ano. Para quem não teve a chance de conferir ao vivo, o vídeo está disponível para acesso gratuito, desde 19 de dezembro, às 20h. O enredo foi marcado por lindas mensagens sobre temas atuais como: imaginação, natureza, diversidade, amor e esperança. A edição deste ano fez um resgate à tradição e à essência dessa celebração, por meio de um repertório mágico, projeções multicoloridas e muitas luzes. Durante 45 minutos, as crianças — protagonistas do espetáculo — cantaram e pularam, contagiando com alegria e emoção as mais de 100 mil pessoas presentes nos três dias do evento. Para embalar essas histórias, o espetáculo apresentou repertório especial, mesclando as tradicionais músicas natalinas com canções como ‘Andar com fé’, de Gilberto Gil, ‘Trevo’, da dupla Anavitória, ‘Trem Bala’, de Ana Vilela, ‘Lindo balão azul’, de Guilherme Arantes e ‘O carimbador maluco’, de Raul Seixas. O figurino das crianças coralistas encantou a todos com a simplicidade e liberdade de movimento, deixando as crianças à vontade para se divertirem durante as apresentações.
Spotify
A Retrospectiva Spotify 2022 (Wrapped, em inglês) não pára! Depois de conhecer os artistas, as músicas e os podcasts mais escutados no País e no mundo, chegou a hora de saber como o Brasil está posicionado no ranking global. Na lista dos 200 artistas mais escutados no Spotify no mundo, estão Marília Mendonça, Henrique & Juliano, Anitta, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus. No ranking global dos 200 álbuns, estão os nacionais Manifesto Musical, de Henrique & Juliano; Festa das Patroas 35%, de Marília Mendonça e Maiara & Maraisa; e Buteco in Boston (ao vivo), de Gusttavo Lima. Já na lista dos 100 podcasts mais escutados no Spotify globalmente, o Brasil marca presença com Podpah; Original Spotify Mano a Mano; Original Spotify Café da Manhã, Exclusivo Spotify Psicologia na Prática, Primocast e Não Inviabilize.
De quebra, a Retrospectiva Spotify 2022 revela também os artistas, as canções e os gêneros musicais brasileiros mais populares no exterior. Top 10 artistas brasileiros mais escutados no Spotify no exterior em 2022: Anitta, Alok, Öwnboss, Roberto Carlos, Sevek, Vintage Culture, Dubdogz, Pedro Sampaio, João Gilberto, Marília Mendonça. As músicas por artistas brasileiros mais escutados no Spotify no exterior em 2022, foram: Envolver, por Anitta, Dançarina (feat. Nicky Jam, MC Pedrinho) – Remix, por Anitta, Dadju, Mc Pedrinho, Nicky Jam, Pedro Sampaio.
Sinal vermelho
A Ponte Estaiada, em São Paulo, e os pontos turísticos de Salvador – Elevador Lacerda, Fontes Luminosas da cidade, Viaduto da BRT e Farol da Barra – estarão iluminados de vermelho representando o pedido de socorro de todas as mulheres vítimas de violência doméstica no País. A ação faz parte da campanha Sinal Vermelho, que alerta para o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Mary Kay, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para dar continuidade à campanha lançada em 2020 em função do aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia de Covid-19. A campanha em defesa dos direitos das mulheres traz diversas ações para proteger e defender as vítimas de diferentes tipos de agressões. Segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, de janeiro a julho de 2022, o Brasil teve mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres. Além disso, o 16º Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2022, feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, informa que 56 mil mulheres foram vítimas de estupro, e foram registrados cerca de 5 mil casos de assédio e 19 mil de importunação sexual, em 2021. A campanha Sinal Vermelho atua como pedido de socorro, pois orienta as mulheres a apresentarem o desenho de um X vermelho feito com batom na palma da mão – que pode ser feito com outro material e cor também – em estabelecimentos como farmácias, órgãos públicos e agências bancárias parceiras espalhadas pelo País para receberem o auxílio necessário. A Campanha Sinal Vermelho já é Lei em 16 Estados e outros nove já possuem Projetos para torná-la Lei.
Consumidor
O Consumidor. gov. br, plataforma online para solução de conflitos de consumo, resolveu, em média, 77,24% das reclamações de consumidores do estado de São Paulo. Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) indicam que, somente neste ano, 274.698 reclamações foram finalizadas e o segmento do mercado que obteve maior índice de solução foi o de bancos, financeiras e administradoras de cartão, com 67.999 registros. Em segundo lugar, o setor com maior volume de reclamações solucionadas foi o de operadoras de telecomunicações (telefonia, internet e tv por assinatura), com 45.064 registros. Em seguida, está o setor de transporte aéreo (25.307).
Outro indicador positivo é que 97,53% das reclamações dos consumidores do estado foram respondidas pelas empresas por meio da plataforma, entre janeiro e outubro deste ano. Já entre os assuntos mais demandados, a liderança está com cartões de crédito e débito, que, por sua vez, se encontra entre os três segmentos de mercado com maiores índices de reclamações solucionadas no estado. Em relação ao perfil de problemas registrados na plataforma, o principal ponto é a dificuldade e/ou atraso na devolução de valores pagos, reembolsos e retenção de valores. Em São Paulo, os homens são os que mais registram reclamações no Consumidor.gov, com registro de 57,3% notificações. Ao se considerar o panorama regional, a média de solução de reclamações na Região Sudeste é 76,83%. Na liderança, está o Norte (78,26%), seguido pelo Sul, com 78,25%.
A página Evidências traz momentos especiais!
Publicado na edição 10.723 da Gazeta de Bebedouro de 22 de dezembro de 2022 a 10 de janeiro de 2023.