
Jornal produzido por alunos da escola Maria Fernanda Lopes Piffer</br> não foi entregue pela gráfica a tempo.
O Depto. de Trânsito, vinculado à Secretaria de Defesa, Desenvolvimento Social e Cidadania, transferiu para sexta-feira (23), às 9h, no cruzamento da av. Raul Furquim com rua Campos Salles, o pedágio educativo com a participação dos alunos da Emeb Maria Fernanda Lopes Piffer.
A coordenadora de projetos do Depto. de Trânsito, Maria Aparecida Zucatello Penna, explica: “O jornal produzido pelos alunos não ficou pronto a tempo para a realização do pedágio. Os alunos desta escola estão trabalhando com o tema, ao longo do ano para a conscientização dos motoristas”.
Penna ressalta que as análises estatísticas do Depto. de Trânsito apontam um problema grave com as cidades, relativo aos acidentes de trânsito.
“Há muitas vidas perdidas, danos irremediáveis e traumas irreversíveis e há, sobretudo, uma ameaça permanente e crescente. O momento é crucial: ou repensamos e mudamos nossas atitudes e os valores nelas embutidos ou nos deixamos levar pelo processo de acomodação e de aceitação. Aos poucos vamos perdendo até nossa capacidade de indignação diante da violência nas ruas. Há muito que fazer individualmente e coletivamente, em todas as escalas. É necessário tomar decisões e promover ações que paralisem esse processo destruidor”, analisa.
Para a coordenadora de projetos, as escolas e os movimentos sociais têm papel privilegiado. “Acredito que seja educar as novas gerações no sentido da defesa da vida, da integridade dos cidadãos e de relações mais respeitosas entre os homens e tentar a reeducação dos que insistem em desrespeitar as normas de segurança no trânsito”, ressalta.




