Pontos de atenção para 2026

José Mário Neves David

0
3

O ano de 2026 já começou, literalmente, quente, com ondas de calor e ações geopolíticas que causaram apreensão e incertezas. Em um ano que promete ser ainda mais instável e complexo, alguns tópicos merecem maior atenção por empresários e tomadores de decisão.

 

Inicialmente, está em curso uma reconfiguração geopolítica nas Américas e no Oriente Médio, representada pela captura e prisão de Nicolas Maduro, o ditador venezuelano, e a atuação direta dos Estados Unidos da América (EUA) no sul do continente, no âmbito da nova “Doutrina Monroe”, e nas ameaças sobre o regime dos Aiatolás no Irã, em parceria com Israel. Essa mudança afeta o mercado de petróleo em escala global, a influência chinesa na América do Sul e a estabilidade regional e a produção de armas de destruição em massa, com potencial impacto sobre o mercado de energia, fertilizantes e fretes marítimos e terrestres.

 

Outro tópico que merece atenção e envolve os EUA diz respeito à Groenlândia e ao Ártico como novo tabuleiro estratégico para as grandes potências mundiais. O pleito pelo controle da região abrange questões de defesa e o acesso a terras raras e oportunidades em mineração e energia, com potencial impacto sobre cadeias logísticas globais e a estabilidade das relações e parcerias geopolíticas pós-Segunda Guerra Mundial.

 

Adicionalmente, a forte concentração de poder e a imprevisibilidade governamental e institucional nos EUA afetam eixos financeiros, tecnológicos e comerciais no mundo, gerando riscos regulatórios, políticas industriais seletivas e instáveis e uma necessária e constante revisão de estratégias de negócios e de atuação em escala global para empresas e investidores.

 

Há, também, uma nova Guerra Fria em curso, com blocos, como ONU, OTAN, Mercosul e União Europeia, e países não alinhados em questões cruciais para a estabilidade global. Essa ausência de alinhamento gera impactos relevantes no comércio, em investimentos e no desenvolvimento e aplicação de tecnologia, com potencial redesenho de cadeias produtivas, aumento de custo de capital e escalagem de tensões e conflitos armados, com reflexos em defesa.

 

Como consequência desse desalinhamento entre blocos e países, o chamado “nearshoring” (realocação industrial) ganha tração, com saída gradual da produção da Ásia para regiões mais próximas dos mercados consumidores. Essa mudança reduz riscos geopolíticos, porém aumenta os custos de produção, gerando oportunidades para países emergentes da América Latina (Brasil em desvantagem, por riscos estruturais e insegurança jurídica e social).

 

Mais temas demandam especial atenção em 2026. Os choques geopolíticos e a disputa silenciosa entre soluções de Inteligência Artificial (IA) e moléculas e elétrons na geração de energia causam volatilidade e pressão inflacionária em custos de produção, com impacto maior em indústria e agronegócio. A ausência de governança clara em IA promove risco sistêmico, legal e reputacional para governos, empresas e sociedade. A deflação na China causada por crescimento menor e competição destrutiva afeta preços e indústrias em escala global, e a escassez hídrica e eventos climáticos extremos geram risco operacional, inflação energética e requerem adaptação.

 

No âmbito do Brasil, dois temas demandam especial atenção no ano recentemente iniciado: as eleições gerais de outubro e a implementação da Reforma tributária, que causam instabilidade econômica e institucional e impactam o planejamento tributário, a revisão de modelos de negócios e a definição estratégica de alocação de recursos.

 

São muitos os temas que requerem atenção por estrategistas, consultores, empresários e governos em 2026. Os acima mencionados são apenas alguns deles, porém, por seu potencial de impacto em negócios e sociedades, são os que merecem especial acompanhamento por tomadores de decisão (ao menos até o preparo desse texto). Feliz 2026 a todos.

 

(Colaboração de José Mário Neves David, advogado, conselheiro e professor. Contato: jose@josedavid.com.br).

Publicado na edição 10.979 De sábado a terça-feira, 17 a 20 de janeiro de 2026 – Ano 101