Por falta de adesão, carreta do câncer volta somente na quarta

Unidade móvel ficaria por dois dias no Jd. Aeroporto. Cronograma segue em UBS da área cent"al.

0
480
(Gazeta)

Foram iniciados na segunda-feira (12), em Bebedouro, os exames da unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos (anteriormente conhecido como Hospital de Câncer), oferecendo prevenção com mamografia, Papanicolau, além de exames para o câncer colorretal e câncer de boca. Com primeiro dia do programa na UBS José Deocleciano Ribeiro Filho, no Jd. Aeroporto, os exames seriam realizados também na terça-feira (13), mas não houve procura para o segundo dia.

“A adesão foi um pouco difícil de alcançar. Hoje já sobraram muitas vagas, então, as mulheres que chegaram sem agendamento, já conseguimos encaixar para fazerem os exames, mas para amanhã não houve adesão. As agentes de saúde avisaram nas residências, as profissionais do Pio XII fizeram buscas ativas assim que chegara e, mesmo assim, a adesão foi baixa”, explica a enfermeira responsável pela unidade, Larissa Moraes. Na segunda, os últimos exames seriam às 20h. “Na terça, 64 mamografias poderão ser feitas”, contabiliza a enfermeira.

Com a falta de procura pelos exames, após a finalização na segunda, a carreta do câncer retorna somente na quarta-feira (14), dando continuidade ao cronograma, desta vez na UBS Moacyr Caldeira, no Centro. A carreta permanece na cidade até 26 de maio, e Moraes ressalta: “As mulheres que não realizaram os exames aqui, podem realizar agendamento em outra unidade, mais próxima de sua residência”.