Prefeitura recolhe cerca de 20 toneladas de lixo irregular, por mês, nos bairros

Animais mortos, restos de poda e resíduos de construção civil são os itens mais descartados pela população bebedourense.

0
447
Antes e depois – Mato alto e sujeira em terreno da Prefeitura da alameda Aníbal de Carvalho, entre os bairros Jd. Canadá e California, estava atraindo animais peçonhentos e foi denunciado à Gazeta, que acionou o Meio Ambiente. A limpeza foi realizada na quinta-feira (16).

Móveis, pneus, podas de árvores, lixo doméstico, resíduos de construção civil e até mesmo restos de animais não escapam ao destino de serem jogados em praças, terrenos e demais locais a céu aberto. Por mês, a Prefeitura de Bebedouro recolhe cerca de 20 toneladas de lixo irregular, em 23 pontos viciados da cidade, segundo o Depto. de Meio Ambiente.

Os itens mais descartados na cidade, segundo o subdiretor de Meio Ambiente, Victor Ribeiro, são resíduos de construção civil, restos de poda e animais mortos.

A prática irregular é realizada todos os dias na cidade. A Gazeta recebeu denúncia de uma moradora indignada com a situação de terreno da Prefeitura na alameda Aníbal de Carvalho, entre os bairros Jd. Canadá e California. Segundo a denunciante, em virtude do estado “deplorável do local” quase toda semana são ali jogados animais mortos. Além do lixo, animais peçonhentos, como aranhas, habitavam o local.

A Gazeta contatou o Depto. de Meio Ambiente, na quarta-feira (15), com o número de protocolo da munícipe que solicitou a limpeza do terreno. Segundo o subdiretor de Meio Ambiente, Victor Ribeiro, todos os meses são realizadas limpeza pelo Depto. de Serviços Urbanos.

“Tenho pedido, incansavelmente, que os moradores parem de descartar lixo em lugares sem permissão legal, como, por exemplo, no final da av. Rual Furquim, no Jardim do Bosque. Qualquer pessoa pode e deve destinar os seus resíduos para a Estação de Triagem localizada no Distrito V, antiga Bartol. Além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas, a partir de R$ 1.200, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme o artigo 135 da Lei Municipal 2.131, de 1991”, ensina.

A prática irregular pode ser denunciada no Depto. de Meio Ambiente, pelo telefone 3345-9106 ou na GCM (Guarda Civil Municipal de Bebedouro), pelos números 153 ou 199.

Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas para: meioambiente@bebedouro.sp.gov.br, informando o local e a fotografia do veículo.

Sobre o terreno questionado pela Gazeta, Ribeiro informa que a limpeza foi efetuada na quinta-feira (16), pela manhã, confirmado pela denunciante. E por foto.

Proprietários devem limpar e roçar terrenos até 25 de fevereiro

Os terrenos sujos ou com mato alto, cujos proprietários não foram localizados pessoalmente ou via correio terão prazo de 15 dias para efetuar a limpeza.

Caso a limpeza não seja realizada até 25 de fevereiro, o Depto de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Obras irá multar em R$ 1.275,59 todos os proprietários que não cumprirem com a obrigação, após nova vistoria.  A multa será vinculada ao cadastro do imóvel e inserida na próxima cobrança do IPTU.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância em manter os terrenos limpos e roçados, diminuindo o surgimento de animais, como escorpiões e baratas.

Operação “Bebedouro Cidade Limpa”

A operação “Bebedouro Cidade Limpa” segue ganhando mais bairros. A Prefeitura oferece vários serviços gratuitos para manter a cidade organizada – como o Disk Descarte, coleta de entulhos e de lixo domiciliar.

As equipes de limpeza da Garagem Municipal trabalham nesta semana no recolhimento de entulhos no setor sul. Os moradores devem colocar seus entulhos na frente de suas casas, na rua, para evitar danos às calçadas. “Quem tiver móveis velhos para descarte deve ligar na Garagem Municipal. A coleta será realizada em aproximadamente 24 horas úteis, diminuindo o descarte irregular em ruas e avenidas. Pedimos mais uma vez, a ajuda de toda a população para manter Bebedouro limpa e organizada, afinal, a limpeza da cidade é responsabilidade de todos”, reforça Silvio Renato Barbosa, responsável pelo setor.

Publicado na edição 10.735 – De sábado a sexta-feira, 18 a 24 de fevereiro de 2023