
Luis Antonio de Lima
As mudanças no mundo profissional atreladas à crescente competitividade do mercado estabeleceram novas perspectivas de recrutamento e seleção. É cada vez mais forte nas empresas a busca por candidatos capacitados e com conhecimento técnico que, além da compreensão geral dos negócios, saibam atuar de maneira específica em determinado setor, com postura dinâmica, ágil e proativa.
Como uma das principais premissas da metodologia das qualificações técnicas, a prática é uma grande vantagem do profissional formado nessa modalidade de ensino. Durante as aulas, ele vivencia casos reais do universo corporativo e é desafiado a desenvolver soluções de trabalho, o que permite tirar dúvidas, aprender com os erros e corrigir os procedimentos. Isso colabora para que o estudante, ao final da capacitação, tenha certa experiência mesmo que nunca tenha tido um emprego formal.
As organizações recebem bem esses profissionais porque, em pouco tempo, podem qualificá-los conforme a cultura empresarial, já que a competência está bem desenvolvida. Por isso, além de acelerar a entrada no mundo do trabalho e permitir promoções de cargos, o curso técnico é uma alternativa para quem ainda não decidiu qual carreira seguir ou almeja aprender um novo ofício.
No âmbito educacional, existe um dilema recorrente: é melhor optar pelo curso técnico, por ser mais rápido e direcionado, ou pela graduação, que é mais científica e com conhecimento aprofundado? Para responder a essa questão é preciso entender que as duas possibilidades pertencem a modalidades de ensino diferentes. Nos dois casos há benefícios, a escolha dependerá do contexto de vida de cada pessoa, como tempo, recursos financeiros, urgência, entre outros aspectos.
Quanto ao curso técnico, é bastante valorizado pelo mercado, exemplo disso é que os formados em segurança do trabalho com ampla experiência na área estão sendo admitidos por juízes do trabalho para realizarem perícias. Outro benefício da modalidade é que os estudantes, muitas vezes, podem optar pela qualificação ainda no início do ensino médio. Ou seja, é uma ponte rápida e eficiente para o jovem ingressar no mundo corporativo.
O profissional que encarar sua formação técnica ou superior com seriedade e dedicação terá uma tendência muito forte para se colocar em boas posições no mercado.
Colaboração de: Luis Antonio de Lima é gerente do Senac Bebedouro.