

Até o início da noite de quinta-feira (9), Bebedouro registrava nove casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), além de 23 pacientes com diagnóstico negativo da doença. A morte suspeita por Covid-19 também foi descartada.
Os três primeiros casos suspeitos foram notificados em 17 de março e três semanas depois, houve 2.233% de aumento, com 70 notificações no total. Dentre as 70, estão contabilizados os casos positivos e negativos, restando 38 pacientes sob suspeita do vírus, a serem confirmados.
Dentre internados, dois estão na enfermaria do Hospital Municipal, com sintomas leves. Outros quatro apresentam quadros graves da Covid-19 e estão internados no Hospital Unimed.
Segundo a coordenadora da Vigilância, Thais Teixeira, na terça-feira (7), a cidade havia registrado um óbito suspeito, de uma menina de 13 anos, que deu entrada na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) por volta da meia noite de terça, com síndrome respiratória grave. A paciente tinha doenças crônicas e sobrepeso, que intensificaram seu quadro.

“Por apresentar sintomas parecidos com da Covid-19, principalmente a síndrome respiratória, principal sintoma do vírus, o médico plantonista solicitou a coleta do exame, que foi realizado pela Vigilância”, detalha Teixeira a Gazeta. Na quinta (9), o exame recebeu diagnóstico negativo, sendo descartada como morte suspeita por Covid-19.
Em coletiva
Movido pela deliberação estadual, anunciada pelo governador João Doria na segunda-feira (6), e pelo aumento exponencial de casos suspeitos na cidade, o prefeito Fernando Galvão promoveu coletiva de imprensa, na tarde de terça-feira (7), com participação de representantes de diferentes áreas da economia, como lojas, supermercados, bancos e lotéricas, para anunciar novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Gazeta fez transmissão ao vivo, que pode ser acessada através de sua página oficial no Facebook (facebook.com/GazetaDeBebedouro).
Em concordância com a continuidade das medidas de isolamento social anunciadas por Doria, Galvão afirmou que “a determinação é válida para os 645 municípios do estado e Bebedouro tem obrigação constitucional de segui-las. Decreto não se discute e hierarquia foi feita para ser obedecida”.
“Nossa responsabilidade é pensar na população bebedourense. Não dá para sermos perfeitos, principalmente quando pouco se sabe sobre este vírus, mas nossa meta é errar o mínimo possível”, disse o presidente da Unimed Bebedouro, o médico Caio Simões, acrescentando: “É melhor nos afastarmos agora, para que no futuro, quando voltarmos a nos abraçar, não falte ninguém”.
Para o vice-prefeito e também médico, Rômulo Camelini, de acordo com levantamentos internacionais, apenas 10% dos que estão infectados apresentam sintomas e são notificados. “Ou seja, 90% estão andando pelas ruas sem saber que estão infectados e transmitindo para outros. Por isso, o isolamento é hoje, a única forma eficaz de prevenção e a única arma que temos para combater o vírus”, analisou Camelini.
Novo decreto
A Prefeitura editou novo decreto, nº 14.072, seguindo as determinações do estado e intensificando medidas na cidade para comércio, agências bancárias, lotéricas e supermercados, que passou a valer a partir de quarta-feira (8), assim como a nova determinação estadual.
De acordo com o decreto municipal, ficam estabelecidas medidas administrativas, pelo prazo de 90 dias, como revisão de contratos administrativos não essenciais, em preparação à crise econômica gerada pela pandemia, além do corte de gratificações de funcionários comissionados e corte de horas extras não essenciais.
Fica proibido o ingresso de crianças em supermercados e hipermercados, sendo obrigação de cada estabelecimento, fiscalizar o cumprimento desta medida, bem como redobrar os cuidados com limpeza e higiene de colaboradores e clientes.
Agências bancárias e casas lotéricas serão obrigadas a organizar filas externas, com distanciamento de dois metros entre cada cliente, com pintura de solo, impedindo a permanência de crianças na fila ou no interior da agência. A organização e logística das filas deve ser feita por funcionários das empresas. Deve haver higienização nos caixas de atendimento 24h.
A primeira parcela do IPTU, que venceria em abril, será lançada para o último mês, sendo paga em dezembro e o primeiro vencimento será em maio. Para moradores que fazem o pagamento a vista, a data de vencimento permanece em abril, com descontos.
Durante a quarentena estão autorizados a funcionar exclusivamente atividades indispensáveis do comércio. O prefeito garante que serviços de encomendas e delivery estão liberados para todos os seguimentos, seguindo recomendações de higiene. Na manhã de quinta-feira (9), em entrevista a RB FM, Galvão disse ainda que como próximo passo, para manter ativo o comércio local, deve ser aprovado o serviço de compras agendadas, sem formação de filas e aglomerações.
Os estabelecimentos que desrespeitarem os decretos estadual e municipal poderão ser fiscalizados, autuados e lacrados, com a aplicação de sanções administrativas, sanitárias e penais, com comunicação do fato à autoridade policial competente e ao Ministério Público de SP.
Em cumprimento a esta medida, na quarta-feira (8), duas agências bancárias e duas casas lotéricas foram notificadas por aglomeração em filas e uma loja de venda de doces foi lacrada, após quatro notificações, por não seguir os decretos.
Valorize o pequeno
Em parceria com o Sebrae Aqui, a Prefeitura disponibiliza a plataforma online “Valorize o pequeno”, permitindo que estabelecimentos comerciais de diferentes segmentos cadastrem-se e anunciem seus produtos para encomendas e delivery. A população terá acesso aos produtos ofertados e poderão receber sem sair de casa.
Para cadastrar estabelecimentos ou buscar produtos, basta acessar o link valorizeopequeno.com.br/bebedouro.
Na região
Em Ribeirão Preto, são 130 casos confirmados e 4 mortes. Em São José do Rio Preto, 47 positivos e dois óbitos pelo vírus. Jaboticabal contabiliza 15 confirmações, dois óbitos positivos, dois em análise e um descartado.
Barretos tem 11 casos confirmados e outros 23 descartados, além de uma morte sob investigação. Monte Alto soma 4 pacientes com a doença e outros 12 que tiveram resultados descartados para o novo coronavírus. Em Pitangueiras não há casos positivos, mas soma 20 suspeitos e 10 descartados, incluindo uma morte que estava sob suspeita, mas já teve resultado negativo.
São Paulo e Brasil
Subiu para 17.857 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 1.930 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos também aumentou, agora são 941. Os números foram contabilizados até às 14h de quinta-feira (9).
O Estado de São Paulo registrou, no mesmo dia, 496 óbitos pela doença. Com 68 novas mortes, o número é recorde no estado em um único dia. Além disso, SP também tem um total de 7.480 casos confirmados.
Publicado na edição nº 10478, de 10 a 14 de abril de 2020.