Saúde com arte e literatura

0
382

Essa mistura dá certo. Um líder efetivo é capaz de tudo.

Na quinta-feira (20) foi reinaugurado na cidade, o posto da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Dr. Pedro Marinho Júnior, que por si já merece destaque. Salas equipadas, ambiente acolhedor, profissionais da Saúde com semblantes serenos, de bem com a vida e um chefe-médico cultuado por todos.
Para completar, esse médico, José Augusto Toller, não satisfeito, resolveu acrescentar nessa mistura mais dois ingredientes, uma biblioteca fixa e mostras itinerantes de pinturas a óleo sobre telas. Digno de aplausos.
Como start das exposições, Toller solicitou que os quadros fossem de Sarah Pacheco Cardoso (in memorian) cujas telas pertencem a uma série de 11 quadros de paisagens de Bebedouro, doados pela artista à cidade.
Faz-se naquele local um atendimento de Saúde que dá certo. Acena-se, não sem dificuldades, que a convivência entre profissionais e a força de um líder que faz bem feito, dá certo. E fica claro, que em matéria de saúde pública, onde a avaliação do brasileiro é sempre negativa, alí é diferente.
O Brasil que dá certo precisa urgente ser copiado. Cabe a cada um de nós incentivar, mostrar e trabalhar na defesa de ações coordenadas cujo resultado é a capacidade de reencontrar a qualidade.
Emoção é a palavra-chave.
Humanização é a palavra de ordem.
Que bom ser útil nessa hora. Os quadros de Sarah Pacheco Cardoso estão tendo uma pequena participação nesse contexto do bem.

Publicado na edição nº 9775, dos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2014.