

A UCE (Unidade de Cuidados Especiais) ou Semi UTI do Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira será reestruturada. A diretora da Saúde, Sônia Junqueira, explica que os pacientes internados na UCE serão remanejados para as salas vermelha e amarela da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
“O local está apto para receber pacientes nos casos de urgência e média complexidade. As duas salas foram reformadas recentemente e possuem novos equipamentos, além de contarem com acompanhamento de profissionais capacitados 24h”, enfatiza Junqueira, ressaltando que nenhum paciente deixará de ser atendido.
“A UCE não será fechada, será reestruturada, o que é muito diferente. Tudo está sendo feito, com base nas portarias do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, através da Diretoria Regional de Saúde de Barretos, para melhor atender os pacientes”, diz, lamentando a desinformação gerada em torno do assunto.
“A população precisa entender que a UCE não tem condições de receber pacientes por motivos estruturais, como infiltração, por exemplo. Os casos de urgências serão atendidos, os mais graves, de alta complexidade, serão transferidos para os hospitais da região. Isto já é praxe e regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross)”, diz a diretora que continua:
“Infelizmente, a desinformação tem prejudicado muito nosso trabalho. Quem tiver dúvidas precisa buscar informações nos locais corretos, nos postos de saúde ou no próprio Depto de Saúde. Não podem acreditar em qualquer postagem em redes sociais”.
Sobre a reestruturação, Junqueira, informa que o Depto. de Engenharia está levantando o que precisa ser feito no local: “Sem este levantamento, não consigo falar sobre investimento ou prazos. Mas, esta reestruturação também irá contemplar outros setores”, diz a diretora, informando que a reforma da lavanderia começa na próxima segunda-feira.
“A saúde pública passa por problemas em todo o Brasil. A nossa equipe do Depto. de Saúde dedica-se para amenizar estes problemas e está trabalhando para oferecer melhor qualidade no atendimento. Temos excelentes profissionais que prestam serviço tanto na saúde privada, como na pública. Portanto, contamos com uma equipe séria e competente e peço para a população confiar no nosso trabalho”, enfatiza Junqueira.