Setembro tem os piores índices de umidade do ar

0
359

Durante as primeiras duas semanas do mês, níveis chegam a 16%. 

Os dados são da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), e mostram que Setembro tem os piores índices de umidade relativa do ar. Os piores números foram registrados entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, que chegaram a atingir apenas 16% de umidade no ar.
Os números subiram entre os dias 3 e 6 de setembro, registrando máxima de 60%, devido às chuvas registradas no começo da semana, e voltaram a cair no feriado (7), mantendo queda e registrando 22%, na terça-feira (10).
De acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a probabilidade de chuvas em Bebedouro, a partir de terça-feira (17), é de 5%.

Queimadas – Segundo o gerente da Cetesb de Barretos, Davi Faleiros, com a queda da umidade, pelos próximos dias deverão ser canceladas todas as autorizações de queimadas de cana-de-açúcar da região. “Está previsto em Lei, que, quando a umidade relativa do ar estiver registrando menos de 20%, são canceladas automaticamente todas as queimadas previstas. E analisando os últimos números registrados, esse cancelamento deve acontecer pelos próximos dias”, explica.
Isto acontece devido aos grandes riscos da propagação do fogo, por causa da vegetação seca, e pelo agravamento das doenças respiratórias. De acordo com dados do Inpe, estima-se que, somente nas 17 cidades de cobertura da Cetesb Barretos, foram registrados 190 queimadas em cana-de-açúcar este ano.
Publicado na edição nº 9596, dos dias 12 e 13 de setembro de 2013.