
Em 24 horas, Bebedouro registra um novo paciente com diagnóstico positivo da Covid-19, aponta a Vigilância Epidemiológica. São 27 casos positivos, sendo nove moradores da microrregião e 11 já recuperados da doença.
Os pacientes com diagnóstico negativo subiram para 124. Ainda de acordo com o boletim, seis suspeitos aguardam resultados. No total, são 157 notificações da doença na cidade. Dois pacientes seguem internados em estado grave no Hospital Unimed, um profissional da Saúde e um empresário. Não há mais casos de internação leve em hospitais de Bebedouro.
Para garantir atendimento adequado em caso de necessidade, segundo o prefeito Fernando Galvão, 14 respiradores estão instalados no Hospital Municipal. Outros seis estão sendo preparados, chegando a 20, até o início da próxima semana.
O Estado de São Paulo confirmou, na segunda (5), 32.187 casos do novo coronavírus e 2.654 mortes. Das 645 cidades paulistas, 334 tiveram pelo menos um registro da Covid-19.
Isolamento social
Bebedouro segue entre as 20 cidades com maior índice de isolamento social do estado, aponta o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza as cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes.
Na quarta-feira (29 de abril), Bebedouro apresentava índice de 55%, tendo sofrido leve queda na quinta (30 de abril), passando para 54%. Na sexta, feriado de 1º de maio, o índice saltou para 67%. No sábado (2), Bebedouro registrou 60% de isolamento e no domingo (3), 68%. Já nesta segunda (4), última data apontada no levantamento, o índice retornou aos 55%.
Bebedouro segue liderando no comparativo com outras seis cidades da região, acompanhadas pela Gazeta. Sertãozinho aproxima-se das cidades mais bem colocadas do ranking estadual; Jaboticabal e Barretos lutam para aumentar o isolamento; já Matão, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto estão entre as cidades com menor índice do estado.
Regularização no atendimento
Com grande fila desde quinta-feira (30 de abril), agências da Caixa Econômica Federal recebem beneficiários do Auxílio Emergencial estabelecido pelo Governo Federal. Em Bebedouro, a situação que colocava em risco centenas de bebedourenses está sendo amenizada, através de ações da Prefeitura Municipal.
Na quinta (30 de abril), a Gazeta registrou a extensa fila na agência da Praça Barão do Rio Branco, com clientes sem máscaras e desrespeitando o distanciamento. Segundo o diretor de Planejamento da Prefeitura, na data, a agência foi notificada por não seguir as normas de segurança, que são de obrigação da unidade bancária.
Para reduzir os riscos, desde segunda (4), a Prefeitura resolveu intervir, impedindo o tráfego da rua, organizando a fila e distribuindo máscaras e álcool em gel. Na terça (5), desde a madrugada, os beneficiários do auxílio faziam fila na praça da Fonte, aguardando a abertura da agência. Para dar mais conforto e segurança à população, a Prefeitura instalou tendas e cadeiras no centro da praça. Máscaras, álcool em gel e água mineral estão sendodistribuídos, através do Fundo Social.
Desde segunda (4), a Caixa anunciou que atende em novo horário, das 8h às 14h, e garantiu que todos que forem até as agências neste horário, serão atendidos, porém solicita que os clientes optem por atendimentos online, pelo aplicativo ‘Caixa Tem’, que foi atualizado. Links foram disponibilizados para consulta de cadastros: cidadania.gov.br/consultaauxilio e consultaauxilio.dataprev.gov.br.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que pode haver modificações no calendário de pagamento da 2ª parcela do auxílio, atrasada em oito dias. As novas regras, se aprovadas, serão anunciadas nesta semana.

Publicado na edição nº 10483, de 6 a 8 de maio de 2020.