Templo de Umbanda inicia Escola de Atabaques em Bebedouro com apoio da Lei Aldir Blanc

0
191
Preservando – Escola de atabaque abre suas portas para ensinar o toque de atabaque, instrumento central do Candomblé, com grande representatividade na tradição afro-brasileira. Foto: Divulgação.

O Templo de Umbanda Pai Chico de Angola inaugurará nova turma da Escola de Atabaques, na segunda-feira (21). A iniciativa, viabilizada pelo financiamento da Lei Aldir Blanc, proporciona vivência musical e cultural da tradição afro-brasileira, ampliando o acesso aos ensinamentos dos ritmos sagrados dos terreiros. A escola, que teve início em 2018, abre as portas para toda a comunidade da cidade e região, oferecendo duas aulas semanais gratuitas para todas as idades, independentemente da experiência prévia.

“O atabaque é o coração pulsante do terreiro, é através dele é que mantemos viva a tradição dos nossos ancestrais e conectamos toda a comunidade à energia dos Orixás. Ensinar o toque do atabaque é um ato de preservação cultural e também de acolhimento, convidando todos a fazerem parte dessa história”, explica Pai Eduardo da Hora, dirigente do templo.

As aulas ocorrerão na sede do templo, na rua João Francisco da Silva, 161, no Jardim Primavera e têm como objetivo não apenas ensinar o toque do atabaque, instrumento central na Umbanda e no Candomblé, mas também demonstrar sua força simbólica como elemento de resistência, tradição e ancestralidade. As inscrições estão abertas ao público por meio de formulário online divulgado nas redes sociais do templo (@templopaichicodeangola).

Publicado na edição 10.937, de sábado a terça-feira, 19 a 22 de julho de 2025 – Ano 101