

A nova novela das 19h, ‘Volta Por Cima’, estreou na segunda-feira (30), dando mais audiência que a antecessora ‘Família É Tudo’, anotando média de 21,2 pontos na Grande São Paulo. O índice, por sua vez, foi 7,0% superior ao da história anterior, que cravou apenas 19,8, em 4 de março.
A trama protagonizada por Jéssica Ellen apresentou ao público do horário, o subúrbio carioca, dando um ar que parece ‘Vai na Fé’, último sucesso da faixa. Trazer este frescor de volta, com muitas cores e protagonistas fortes é o que o espectador gosta. ‘Volta por Cima’ começou bem e precisa manter os índices acima dos 20 pontos e elevá-los. A autora Cláudia Souto entregou na primeira semana o que sabe fazer de melhor, dosar muito bem drama, romance e ação e apresentar os personagens com calma e sem pular etapas.
‘Volta Por Cima’ 2
A autora, no entanto, escreveu duas outras novelas para o horário das 19h: ‘Pega Pega’, em 2017, sucesso de audiência, mas completamente esquecível. Afinal, quase ninguém lembra da trama protagonizada por Camila Queiroz e Matheus Solano e do roubo milionário do Carioca Palace. Fato é que 2017 foi um ano de ouro para as novelas da Globo e todas estavam em alta. A trama chegou a ser reprisada na pandemia, com êxito, mas novamente sem conquistar a memória afetiva do público. Depois, em 2022, a autora voltou com ‘Cara e Coragem’, protagonizada por Paolla Oliveira e que teve audiência razoável, mais uma vez sem pegar o público pela memória. Será, que desta vez, ela dará a volta por cima? Resta aguardar.
Sem saudade
Chegou ao fim a primeira temporada do ‘Estrela da Casa’, reality show musical da Globo que mantinha os cantores anônimos trancados em uma casa. A final na noite de terça-feira (1º de outubro) não empolgou e o público não comprou esta ideia que só contribuiu para saturar o BBB que tem sua 25ª edição marcada para estrear em janeiro. A única salvação do programa foi Ana Clara, a apresentadora e ex-bbb que mostrou, mais uma vez, seu talento e capacidade de comandar um programa, sozinha. Falta, a ela, a oportunidade certa.
Grupo de discussão
Com quase um mês no ar, ‘Mania de Você’ ainda não conquistou a audiência do horário das nove da Globo e na última semana, pela primeira vez, deixou de ser o produto mais consumido da televisão aberta. Com isto, a Globo fez, como sempre faz no começo de cada novela, o grupo de discussão com telespectadores para entender o que funciona e o que não está dando certo na trama. A quantidade de vilões e a confusão que a dubiedade das protagonistas causam no telespectador foram os erros mais apontados. Em breve, então, será possível ver mudanças no ar.
Grupo de discussão 2
Fato é que a novela de João Emanuel Carneiro é boa, é bem pensada e desenvolvida e os atores estão dando show de interpretação. Exemplo disso, Adriana Esteves e Chay Suede estão irretocáveis em cena, assim como Gabz e Ágatha Moreira. A entrada da segunda fase, com mais núcleos, está dando um charme a mais. Mas, Carneiro está apegado ao estilo de ‘Todas as Flores’, assim como seu diretor Carlos Araújo, o que deixa a novela mais dinâmica e com ares de ‘feita para o streaming’. É preciso ‘novelizar’ mais a história para conquistar, de vez, o público do sofá.
Publicado na edição 10.878, de sexta a terça-feira, 4 a 8 de outubro de 2024 – Ano 100