29 casos de dengue confirmados em 2 dias

0
323

Com 656 casos de dengue confirmados, 622 aguardando resultados e 223 negativos, Bebedouro tem 0,87 infectados a cada 100 habitantes.

Com dados atualizados na quinta-feira (12), já foi contabilizado o total de 656 casos confirmados de dengue no município, contra 622 aguardando resultados. Com cargo assumido na tarde de terça-feira (10), a nova diretora da Vigilância Epidemiológica, Sabrina Luz Ferrão enfatiza o trabalho conjunto que deve ser realizado com a população, falando ainda de estratégias diante da epidemia.
“A prefeitura, em conjunto com a Vigilância e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), faz varredura nos bairros. Oito equipes compostas entre 100 e 120 pessoas, estão indo de casa em casa, procurar possíveis criadouros do mosquito. Em quase todas as casas que a equipe encontrou criadouro, tinha larva e ovo”, explica Ferrão.
A coordenadora alerta que além do trabalho das equipes, a população deve monitorar os quintais, edículas, banheiros menos utilizados, ralos, “pois às vezes a pessoa acha que é no vizinho, mas está dentro de casa. Por mais que o pessoal da varredura passe na casa hoje, por exemplo, e amanhã chove, se a pessoa não prestar atenção, volta a ter o foco na sua residência”.
Ferrão concorda que deve ser mantido trabalho conjunto. “Temos que fazer um trabalho contínuo, todos os dias. Se gastar 5 minutos para ir no quintal, acredito que já terá uma boa resposta”.
Com avanço da doença entre abril e maio, Ferrão afirma que será mantido o trabalho das equipes nos bairros. “Depois da varredura, também é levado até a casa o fumacê, para exterminar a forma alada, além da busca dos focos para eliminar a larva e o ovo. Então, eliminando as três formas, conseguimos combater”, explica, e completa: “Mas estão sendo estudadas outras propostas”.

(…)

Leia mais na edição nº 9817, dos dias 14, 15 e 16 de de março 2015.