Evento
A sustentabilidade, nos seus pilares econômico, social e ambiental, é um dos principais focos de atuação do Sebrae. Pesquisa divulgada pelo órgão, no ano passado, aponta que 75% das micro e pequenas empresas brasileiras já adotam práticas sustentáveis para reduzir os impactos dos seus negócios no meio ambiente. Embora seja um dado positivo, o Sebrae entende que precisa seguir apoiando iniciativas que fortaleçam as ações já existentes e criem outras. Uma dessas iniciativas é o Inspiramais, principal salão lançador de materiais e componentes para a indústria da moda e couro calçadista na América Latina que aconteceu no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre/RS, nos últimos dias 23 e 24 de janeiro. A 29ª edição do Inspiramais contou com 150 empresas expositoras de todo o Brasil e foi uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização foi do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae.
Trabalho
Celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, data instituída no Brasil para homenagear os auditores fiscais do trabalho mortos em 2004, na cidade de Unaí (MG), durante fiscalização para averiguar denúncias de trabalho escravo, no episódio conhecido como “chacina de Unaí”. De lá para cá, o combate à prática tem se intensificado. O Ministério Público do Trabalho na 15ª Região, cuja circunscrição abrange 599 municípios do interior de São Paulo e litoral norte paulista, recebeu 326 denúncias de trabalho análogo à escravidão no ano de 2023, crescimento de 89,5% em relação ao ano anterior, quando o MPT recebeu 172 denúncias. O número de termos de ajuste de conduta (TAC) celebrados com empregadores que reduziram trabalhadores à condição análoga à escravidão, ou que se utilizaram do tráfico de pessoas, também cresceu na Regional da 15ª Região: em 2023 foram firmados 76 TACs e, em 2022, 53 TACs, aumento de 43,3%. Em 2022 foram ajuizadas nove ações civis públicas contra pessoas ou empresas flagradas cometendo a prática de trabalho escravo, e em 2023 foram ajuizadas, também, nove ações civis públicas com este objeto.
Crianças
Mudar pode ser difícil. Para crianças, ainda mais. Existe uma forma de transformar isso em algo positivo? Com delicadeza e de forma cativante, o autor britânico Karl Newson mostra que sim em Minha Caixa de Aventuras, que ganha publicação no Brasil pelo selo Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro. Na história, a vida de um menino vira de cabeça para baixo quando ele e a mãe vão morar em uma casa nova e passam a viver com outras duas crianças e o pai delas. As mudanças são muitas, e nada parece tão interessante quanto uma simples caixa que se torna um castelo, um navio pirata ou uma casa na árvore. Mergulhado no mundo da imaginação, o livro, que conta com ilustrações de Emily Hamilton, leva as crianças para uma jornada emocionante. A partir das aventuras proporcionadas pela caixa e pelas ressignificações que o garotinho faz dela, traz lições sobre a adaptação diante de mudanças.
Carnaval
O verão nas praias do litoral paulista se tornou ainda mais surpreendente e refrescante, graças à iniciativa da Havaianas. A preferida por 9 entre 10 brasileiros, decidiu transformar a experiência de ir à praia no estilo da marca, instalando chuveirões de três metros de altura em nove destinos, dando um toque único e especial na temporada mais quente do ano. Cada chuveirão é uma explosão de cor e brasilidade, contando com três modelos de Havaianas diferentes: a Brasil Logo, com cores que representam a bandeira nacional; a Top Vermelha e a Top Verde, os clássicos modelos que conquistam o país.
Até o próximo dia 18 de fevereiro, as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Guarujá e Praia Grande se transformarão em cenários atraentes para celebrar uma iniciativa que destaca a essência da marca, proporcionando uma experiência autenticamente brasileira e confortável para driblar o calor. O verão ganha vida real com Havaianas, reforçando sua ligação emocional com o público e se consolidando como a escolha unânime para os momentos de lazer à beira-mar. Afinal, verão só é verão com Havaianas. Os chuveirões Havaianas, produzidos em parceria com a Agência Provis, empresa especializada em ações out of home e criação de ações de Brand Experience, são uma verdadeira obra de arte, feitas em fibra de vidro, meticulosamente construídos para replicar fielmente o icônico design dos chinelos Havaianas, tudo de forma artesanal. A ducha da Havaianas marca o início de uma série de iniciativas para o verão, com outras ações programadas ao longo de 2024.
Universitários
Desde a inauguração da exposição “Sempre Fui Forte”, realizada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP) e que celebra os 60 anos da icônica personagem Mônica, a Casa das Rosas – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Organização Social de Cultura Poiesis – já recebeu cerca de 48 mil visitantes. Como resultado do sucesso da mostra e para atender ao público, garantindo ainda mais conforto e melhor experiência durante a visita, desde 16 de janeiro, é possível conhecer a exposição com horário previamente agendado por meio do site do Museu. A exposição é uma programação imperdível para toda a família. Durante a visita, pessoas de todas as idades são convidadas a embarcar no percurso que transformou a Mônica, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa, em uma das personagens mais amadas do Brasil.
Cães
Estudo de Harvard afirma que cães sonham com seus tutores. Segundo pesquisa, animais sonham com experiências vividas durante o dia, inclusive as que viveram com seus donos. Uma vez que os cães são geralmente muito apegados aos seus donos, é provável que o seu cão sonhe com o seu rosto, o seu cheiro e com uma maneira de te agradar ou te incomodar, concluiu o estudo. Além disso, a psicóloga também observou que os cães têm um padrão de sono comparável ao dos humanos, com diferentes fases, passando do profundo ao REM (Rapid Eye Movement) – é na fase “REM” que os animais sonham. Ah, assim como acontece com os humanos, existe um mecanismo no cérebro dos bichinhos que impede que os músculos se movimentem. Acontece que, às vezes, esse mecanismo falha. Caso isso aconteça, você poderá ver o seu animalzinho simulando movimentos de corrida, de cheiro ou revivendo outras lembranças vivenciadas por ele.
A página Evidências traz momentos especiais
Publicado na edição 10.817, quarta, quinta e sexta-feira, 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro de 2024