Heire Montagner

0
57
O médico Celso Davi Lopes comemora a formatura do filho Marcelo em Medicina. Orgulho e alegria para a família.

Mulheres

Considerado um dos tipos de câncer mais preveníveis, a neoplasia de colo de útero é a terceira mais comum entre as mulheres do mundo e também do Brasil. Somente no estado de São Paulo, estão previstos 2.550 novos casos para 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O oncologista Diocésio Andrade, da Oncoclínicas Ribeirão Preto, que é também membro fundador do EVA – Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, explica que a doença é causada em sua quase totalidade por uma infecção constante de alguns tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV) e que, na maioria das vezes, é silenciosa. “O câncer de colo de útero costuma ser assintomático no início e apresenta quadros de sangramento vaginal que vai e volta ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias”. Os números são relevantes por se tratar de um dos tipos de câncer com maior possibilidade de prevenção e o alarde existe, pois, o contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV) é um fator que aumenta a probabilidade da doença. A vacinação é a proteção mais eficaz contra HPV e está disponível no sistema público de saúde para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos.

Cirurgia plástica

Dados da pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS) colocam o Brasil em segundo lugar no ranking de países que mais realizam cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. “A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é a responsável pelas diretrizes que guiam a atuação dos profissionais da área e pela titulação dos cirurgiões plásticos, após cumprimento de algumas exigências, entre elas dois anos de especialização em cirurgia geral e três anos em cirurgia plástica, em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação e pela entidade, que realiza um trabalho extremamente sério”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal. De todas as especialidades da medicina, a cirurgia plástica é a que exige maior tempo de formação – cerca de 11 anos. Na especialização em cirurgia plástica, por exigência da lei, é preciso que 85% do programa seja voltado a cirurgias reparadoras e 15% voltado à estética. De acordo com estimativa da SBCP, mais de dois milhões de pessoas realizaram procedimentos cirúrgicos em 2023 no Brasil. Já em 2018, no último levantamento, a média foi de 1,5 milhão, crescimento de mais de 33%. As mulheres estão na liderança, representando 70% das procuras. Outro dado que chama a atenção é que, em um período de cinco anos, as cirurgias realizadas anualmente no País foram de 5% para 30% (de 72 mil para 276 mil). Entre as principais estão a ginecomastia, que é a redução das mamas, a lipoaspiração, a rinoplastia (cirurgia no nariz) e a blefaroplastia, por meio da qual é retirado o excesso de pele da região dos olhos.

Exercício físico

O envelhecimento é um processo natural e inevitável, mas a maneira como cuidamos da nossa saúde pode fazer toda a diferença para uma vida longa e saudável. O exercício físico regular desempenha papel fundamental na manutenção da autonomia, mobilidade e equilíbrio, além de ser a chave para preservação da massa muscular, tão necessária para uma maturidade com qualidade. São diversas as mudanças fisiológicas que impactam a qualidade de vida com o passar dos anos. A prática de atividades físicas ajuda a reduzir esses efeitos, promovendo saúde cardiovascular, fortalecendo os músculos e melhorando a flexibilidade e o equilíbrio, tão essenciais para manter a independência e reduzir o risco de quedas e lesões. Hilly Toratti, fisioterapeuta da Clínica Qualidade, parceira da Bem te quero+, destaca a importância da associação da atividade física e do Pilates para ter longevidade mais ativa: “A prática regular de exercícios físicos, aliada ao Pilates, promove fortalecimento muscular equilibrado e melhora a flexibilidade e o equilíbrio, fundamentais para a manutenção da mobilidade e independência dos idosos. Além disso, essas atividades ajudam a preservar a massa muscular e a densidade óssea, combatendo os efeitos naturais do envelhecimento e prevenindo quedas e lesões”, explica a fisioterapeuta.

A inclusão de exercícios físicos na rotina diária após os 40/50 anos é um investimento valioso na saúde e bem-estar a longo prazo.

Bar do Zeca

O Bar do Zeca Pagodinho Ribeirão Preto traz uma nova opção gastronômica para a clientela. Além do tradicional ambiente de descontração, o bar, que já é ponto de encontro para os amantes do samba e da cultura carioca, passa a oferecer almoço executivo às sextas-feiras, das 12h às 16h. Com a novidade, o horário de funcionamento também será ampliado, atendendo o público das 12h até a 1h da madrugada. O menu contará com seis pratos variados e pensados para agradar aos diferentes paladares. A famosa feijoada do BDZP, com buffet completo, também está entre as opções. Localizado na Arena Nicnet, o estádio mais moderno do interior de São Paulo, o BDZP é reconhecido pela gastronomia premiada, com pratos assinados pelo chef Toninho Momo. Além disso, o bar conta com drinks autorais e, de quarta-feira a domingo, programação com música ao vivo. A agenda mensal, o cardápio e outras informações estão disponíveis no Instagram: @bardozecapagodinho.ribeirao

Livro

Com mais de 20 livros publicados, o geógrafo, professor e consultor em meio ambiente, Don Policarpo, lança “A Árvore dos Alados”, obra que busca conscientizar crianças sobre as mudanças climáticas. O autor convida todos a se entenderem como cidadãos de um mundo profundamente lesionado pela crise ambiental, através da visão de um menino de 3 anos que acaba de conhecer a gravidade da situação e busca salvar a humanidade de seu fim. Com uma linguagem lúdica, a obra ressalta a necessidade de proteger o planeta, a importância da educação familiar e ambiental, além da valorização da memória ancestral e afetiva para promover a proteção da natureza e a paz entre seres vivos.

Rodeio

O som do interior vai dominar o palco do Ribeirão Rodeo Music 2025. A 19ª edição do evento será realizada nos dias 26 e 30 de abril e nos dias 2 e 3 de maio, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, com 16 grandes atrações do sertanejo, do forró, do funk e da música eletrônica. As vendas dos ingressos de todos os setores da festa começaram em 30 de janeiro, no site www.ribeiraorodeomusic.com.br. No dia 26 de abril, o RRM receberá a “boiadeira” Ana Castela, Dennis e as duplas Felipe & Rodrigo e Matheus & Kauan. No dia 30 de abril, véspera de feriado, sobem ao palco as duplas Chitãozinho & Xororó, Hugo & Guilherme, Bruninho & Davi e, também, Alok. No dia 2 de maio, a programação musical varia entre estreantes e veteranos. O Ribeirão Rodeo Music terá os shows de Zezé di Camargo & Luciano, Zé Neto & Cristiano e Diego & Arnaldo. Pela primeira vez no evento, Nattan vai trazer seu forró para o público. No último dia de Ribeirão Rodeo Music, 3 de maio, a emoção tomará conta da festa. A dupla Jorge & Mateus promete show que jamais será esquecido neste ano comemorativo em que a dupla completa 20 anos. Eles são os cantores que mais se apresentaram na história do evento, de 2010 para cá. No mesmo dia, o RRM ainda recebe Luan Santana e Clayton & Romário. Já o cantor Murilo Huff se apresenta pela primeira vez no palco da festa. Matheus Calil, um dos organizadores do evento, destaca a tradição do Ribeirão Rodeo Music em reunir e promover uma diversa programação artística, cultural e esportiva em quatro dias de celebração da cultura sertaneja.

A página Evidências traz momentos especiais

Destaque da página, pai e filho André Perrone Reis e Luiz Augusto.

Curtindo o fim de semana, o casal Júnior e Bruna Campanelli de Carvalho.

Lindíssimas e queridas, Andreia e sua afilhada Martina.

Comemorando juntos, os irmãos Arthur e Pedro Medeiros.

Os amigos, Derófilo Boldrini e Guto Pimentel.

 

 

 

Publicado na edição 10.902, sábado a terça-feira, 8 a 11 de fevereiro de 2025 – Ano 100